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http://hdl.handle.net/10362/163428
Título: | Música, Televisão, Memória e Representação: um estudo dos Festivais RTP e Eurovisão da Canção (1964-2020) |
Outros títulos: | Música, Televisão, Memória e Representação: um estudo do Festival RTP da Canção (1964-2020) |
Autor: | Lopes, Sofia Isabel Fonseca Vieira |
Orientador: | Carvalho, João Soeiro de |
Palavras-chave: | Festival RTP da Canção Festival Eurovisão da Canção Indústrias da música Produção musical Televisão Serviço público Rádio e Televisão de Portugal, Audiências Identidade Media RTP Song Contest Eurovision Song Contest Music industries Music production Television Public service Portuguese Radio and Television Audiences Identity Media |
Data de Defesa: | 24-Jul-2023 |
Resumo: | Esta tese é uma abordagem etnomusicológica ao Festival RTP da Canção (FRTPC), de 1964 a 2020, tendo em conta a sua produção musical e televisiva, o seu papel enquanto mediador de práticas musicais e valores associados, bem como os seus processos de receção. A partir de um estudo que é simultaneamente histórico e etnográfico, procuro compreender o lugar do FRTPC no campo da música popular e na sociedade portuguesa nos últimos sessenta anos. Inscrevendo-o nas dinâmicas sociais e desenhando o seu enquadramento no contexto histórico, analiso o campo mediático em que opera, o sistema de relações sociais que cria e o quadro conceptual em que está assente. Proponho a compreensão da prática musical que lhe está associada de modo a esclarecer o seu papel enquanto definidor de conceitos e práticas musicais. Ao estabelecer um conjunto de eixos de análise, e a partir de exemplos musicais concretos, revelo o aparato simbólico que o envolve e para o qual contribui. Procuro compreender a sua função na construção de comunidades, trazendo à discussão o papel das audiências nos processos de receção e resignificação e as complexas relações sociais que a partir dele se constroem. Simultaneamente, ao descrever a sua relação com as indústrias da música e dos media, demonstro a sua importância na construção da uma teia comercial e mediática complexa, bem como a sua ação no quadro do serviço público de televisão. Centrada no papel dos diversos agentes envolvidos, analiso as ações de intérpretes, autores, produtores e outros agentes das indústrias e o quadro de valores em que assentam. Enquanto fenómeno musical concebido para a representação de Portugal no estrangeiro – através da participação no Festival Eurovisão da Canção (ESC – Eurovision Song Contest) –, as práticas musicais criadas no contexto do FRTPC são aqui analisadas como forma de entender os pressupostos inerentes à construção identitária em Portugal nos últimos sessenta anos. A partir da pesquisa arquivística e de uma etnografia multi-situada proponho uma metodologia que contribui para o desenho de etnografias musicais do presente e do passado. Este estudo oferece assim uma compreensão do universo multicomplexo em que se inscreve o FRTPC e o ESC, expondo a sua dimensão musical, social e simbólica e o seu papel na representação identitária e no estar e ideais da sociedade portuguesa. This thesis is an ethnomusicological approach to the Festival RTP da Canção (FRTPC) – RTP Song Contest –, from 1964 to 2020, considering its musical and television production, its role as a mediator of musical practices and associated values, as well as its reception processes. Based on a study simultaneously historical and ethnographic, I aim to understand the position of the FRTPC in the field of popular music and in the Portuguese society over the last sixty years. Situation it in social dynamics and mapping its historical context, I analyze the media field in which it operates, the system of social relations it creates and the conceptual framework on which it is based. I propose understanding the musical practice associated with it to clarify its role in the definition of musical concepts and practices. By establishing a set of strands analysis, and using specific musical examples, I try to expose the symbolic apparatus that surrounds it and to which it contributes. I aim to understand its role on shaping social communities, bringing to the discussion the role of audiences in the processes of reception and reframing ideas, as well as the complex social relationships that are built from it. Simultaneously, by describing its relationship with the music and media industries, I demonstrate its importance in building a complex commercial and media web, as well as its action within the framework of the television public service. Focused on the role of several agents involved, I analyze the actions of performers, authors, producers and other industry agents and the framework of values on which they are based. As a musical phenomenon conceived to represent Portugal abroad – through the participation in the Eurovision Song Contest (ESC) –, music practices in the context of the FRTPC are analyzed as a way of understanding the assumptions inherent in the construction of identity in Portugal in the last sixty years. Based on archival research and a multi-situated ethnography, I propose a methodology that contributes to the design of musical ethnographies of present and past. This study thus offers an understanding of the multi-complex universe of the FRTPC and the ESC, exposing their musical, social and symbolic dimensions, and their role in the representation of identity and in the way of life and ideals of the Portuguese society. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/163428 |
Designação: | Doutoramento em Ciências Musicais, especialidade em Etnomusicologia |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCM - Teses de Doutoramento |
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