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http://hdl.handle.net/10362/163419| Título: | Acústicas virtuais na criação sinfónica de Marc-André Dalbavie. De Color (2001) a La Source d’un Regard (2007) |
| Autor: | Collado, Ernesto Donoso |
| Orientador: | Pires, Isabel |
| Palavras-chave: | Acústicas virtuais Marc-André Dalbavie Orquestração Acústica Espetralismo Virtual acoustics Orchestration Acoustics Spectralism |
| Data de Defesa: | 20-Dez-2023 |
| Resumo: | Esta tese de doutoramento desenvolve e discute a noção de Acústicas Virtuais na música orquestral de Marc-André Dalbavie, com especial interesse nas obras da primeira década do séc. XXI. Através do estudo detalhado de escritos, entrevistas e excertos de obras, a tese expõe a origem das acústicas virtuais de Dalbavie, estudando as causas do seu surgimento através da influência da Acústica sobre três elementos
fundamentais na concepção destas técnicas composicionais: o som, o espaço, e a orquestração. Paralelamente, a tese constrói e avalia concetualmente a noção de acústicas virtuais a partir de uma confluência entre o espaço, a perceção e o som, identificando e aprofundando os aspetos que contribuem para delimitar a sua especificidade e singularidade como noção.
Após uma contextualização estético-estilística da escrita orquestral de Dalbavie, são explicados os processos de criação e consequente perceção que acompanham a existência destas técnicas espetrais de orquestração espacial. A tese examina a noção de acústicas virtuais na sua vertente de processo poiético e estésico, e a sua génese através do estudo de processos composicionais presentes em obras como Color (2001),
Ciaccona (2002), Rocks under the water (2002), Sinfonietta (2004), Variations orchestrales sur une œuvre de Janacek (2006), e La source d’un regard (2007). A noção de acústicas virtuais como produto poiético composicional, assim como a sua concretização técnica, serão demonstradas através da análise musical de um conjunto de exemplos representativos de implementação provenientes destas seis obras para
orquestra de Dalbavie. This doctoral research develops and discusses the notion of Virtual Acoustics in the orchestral music of Marc-André Dalbavie, with special interest in works from the first decade of the 21st century. Through the detailed study of writings, interviews and excerpts from works, the research exposes the origin of Dalbavie's virtual acoustics, studying the causes of its emergence through the influence of Acoustics on three fundamental elements in the conception of these compositional techniques: sound, space, and orchestration. At the same time, the research conceptually builds and evaluates the notion of virtual acoustics from a confluence between space, perception and sound, identifying and deepening aspects that contribute to delimiting its specificity and uniqueness as a notion. After an aesthetic-stylistic contextualization of Dalbavie's orchestral writing, the processes of creation and consequent perception that accompany the existence of these spectral techniques of spatial orchestration are explained. The research examines the notion of virtual acoustics in its poietic and esthesic process, and its genesis through the study of compositional processes present in works such as Color (2001), Ciaccona (2002), Rocks under the water (2002), Sinfonietta (2004), Variations orchestrales sur une œuvre de Janacek (2006), and La source d'un regard (2007). The notion of virtual acoustics as a compositional poietic product, as well as its technical implementation, will be demonstrated through the musical analysis of a set of representative examples of the performance of these six works for orchestra by Dalbavie. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/163419 |
| Designação: | Tese de Doutoramento em Ciências Musicais |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCM - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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