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http://hdl.handle.net/10362/160156| Título: | Os mitos de Júlio Pomar. A desconstrução e construção de narrativas e mitologias na obra de Júlio Pomar |
| Autor: | Sousa, Maria Inês Moreira Pinto e |
| Orientador: | Silva, Maria Raquel Henriques da |
| Palavras-chave: | Júlio Pomar Mitologia Mitos Mitos Clássicos Arte Contemporânea Arte Contemporânea Portuguesa Arte Figurativa Neorrealismo História da Arte Atelier Museu Júlio Pomar Mythology, Myths Classical Myths Contemporary Art Portuguese Contemporary Art Figurative Art Neorealism History of Art |
| Data de Defesa: | 14-Jun-2023 |
| Resumo: | A ligação entre a mitologia e a arte existe quase desde o início de ambas, criando uma relação de desenvolvimento mútuo em que uma não poderia existir sem a outra. Este trabalho desenvolve a hipótese de que a representação artistica das narrativas e estruturas mitológicas contribui para sua actualização para épocas contemporâneas e por consequência, para a sua perenidade. A obra de Júlio Pomar foi escolhida como ponto de partida para esta análise, realizada a partir de uma bibliografia focada no estudo e desenvolvimento do mito, sobre a sua ligação com a arte e sobre Pomar e outros artistas relevantes para o trabalho. O estudo de obras de arte foi também uma componente relevante para o desenvolvimento da hipótese. A obra de Júlio Pomar, além de extensa e diversificada, apresenta a integração de elementos narrativos e estruturais mitológicos, que proporcionam um meio onde o desenvolvimento e adaptação do mito é possível, sobretudo através da acção do próprio pintor. Pomar cria, a partir de histórias e elementos existentes, as suas versões dos mitos canónicos e os seus próprios mitos pessoais. Através da obra de Pomar, verificou-se que o processo de construção de mito, seja através da desconstrução, da adição ou da adaptação, é dinâmico e fundamental para a sobrevivência e perenidade das narrativas mitológicas na contemporaneidade. Esta conclusão permite por um lado revelar a presença de um pensamento mitológico na construção da obra de Júlio Pomar, abrindo assim um novo caminho de estudo para a obra deste artista, mas também iluminar a durabilidade e interdependência da relação entre mitologia e arte, numa proposta que poderá gerar novos modos e perspectivas para o estudo da arte contemporânea. The connection between mythology and art exists ever since both were created. The relationship of mutual development assures that one cannot exist without the other. This dissertation explores the notion that the artistic representation of mythological narratives and structures contributes to its modernisation and therefore, to its perennity. The dissertation focuses on the work of Júlio Pomar as a starting point for this analysis, achieved through the study of works that delve into the evolution of myth, its connection to the art world and Pomar’s and other relevant artists’ artwork. The study of relevant pieces of art by these artists was also an important part to build the underlying hypothesis. Júlio Pomar’s body of work is extensive and diversified. Moreover, it encompasses in its creation a variety of mythological elements, both narrative and structural, which create an environment in which the development and salutation of myth is possible, especially through the action of the artist. Pomar borrows from existing stories and elements to create his own versions of the canonical myths and indeed his own personal myths. Through Pomar’s work, it was established that the myth building process, which happens either through deconstruction, addition or adaptation, is dynamic and essential to the survival and perennity of mythological narratives in today’s world. This conclusion allows, on one side, to reveal the presence of a mythological thought process in Júlio Pomar’s work, opening up new possibilities to study the artist, while it also highlights the durability and interdependence of myth and art’s connection, which in turn might generate new methods and perspectives from which to study contemporary art. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/160156 |
| Designação: | Mestrado em História da Arte, especialização em Arte Contemporânea |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DHA - Dissertações de Mestrado |
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