Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/159501
Título: O Liberalismo e a Democracia Cristã na Europa pós 1989
Autor: Custódio, Octávio Manuel da Costa
Orientador: Silva, Júlio Joaquim da Costa Rodrigues da
Palavras-chave: Liberalismo
Democracia Cristã
Data de Defesa: 29-Jun-2023
Resumo: O presente trabalho analisa a relação existente entre a ideologia liberal e a ideologia democrata-cristã. Começando pelo nascimento das ideias do fenómeno liberal e do liberalismo (nomeadamente as suas motivações e objectivos), segue depois para o estudo das suas diferentes concretizações práticas (sobretudo entre as vertentes anglo saxónica e continental) e das suas diferentes consequências (como no direito, na política, na economia e na sociedade). Enquadrado o liberalismo, e com o mesmo em pano de fundo, é então possível abordar o nascimento da ideia de democracia-cristã, o seu contexto, a sua matriz inspiradora e, sobretudo, a forma como se relaciona com o liberalismo que a precede. A tensão existente entre estes dois fenómenos é depois acompanhada ao longo de dois séculos, dissecando momentos chave dessa mesma relação, como são os casos do “Ultramontanismo”, da “Kulturkampf” e das Guerras Mundiais. Com o final da Segunda Guerra Mundial, inicia-se o momento alto da concretização da ideologia democrata-cristã - nomeadamente por via do seu personalismo e humanismo integral – que culminam no projeto de integração europeia. Esse intervalo de tempo de trinta anos (“Trente Glorieuses” ou “Wirtschafswunder”) não é, porém, sinónimo de derrota do liberalismo. Pelo contrário, o liberalismo influencia fortemente a democracia-cristã, entre outros, através do ordo-liberalismo e da concepção “atlanticista” (em detrimento da concepção “carolíngia”) dos seus ideólogos alemães. Paralelamente, a democracia-cristã procura manter a sua influência maioritária no entretanto criado Parlamento Europeu, ensaiando para o efeito alianças com forças alheias à sua matriz. Deste cenário resulta uma metamorfose da ideologia democrata-cristã. A queda do sistema de Bretton Woods provoca a emergência de uma nova forma de liberalismo, a qual virá a desafiar todos os consensos até então existentes. Tanto mais que o socialismo real já se encontra também em crise, desabando definitivamente em 1989. Esse “Fim da História” pareceu ditar a vitória da ideologia liberal sobre as demais, pelo que obrigou a um realinhamento de todo o espectro ideológico – democracia-cristã inclusive, acelerando assim a vitória “atlanticista”. Um fenómeno particularmente visível nos novos alargamentos do projeto de integração europeu.
The present thesis analysis the relation between liberal and christian democratic ideology. Setting off from the birth of liberal ideas and liberalism (namely it´s motivations and targets), then advancing on to liberalisms enactments (both in anglo saxon and continental tradition) and its different consequences (in law, politics, economy and society). Once a complete glimpse of liberalism in acheived, we then turn to the birth of christian democracy, it´s context, main ideas and, above all, the way in which it related to liberalism. The tension between both liberalismo and christian democracy will then be studied through a time lapse of two centuries, paying special attention to key moments, such as “Ultramontanism”, “Kulturkampf” and two World Wars. With the end of WW2 christian democracy enters it´s high tide, namely through it´s ideas of personalism and integral humanism, which allow the birth of the European Union Project. This period of thirty years (known also as “Trente Glorieuses” or “Wirtschafswunder”) does not however spell the end of liberalism. On the contrary, liberalism strongly influenced christian democracy, for exemple through “ordo liberalism” and the “atlantic” idea (instead of the “carolingean” idea) in Germany. At the same time, christian democrats were trying keep there dominant position in the European Parliament allying themselves to other political families distant from there own ideas. As such, christian democratic ideas began to change by the end of the 1960´s (for exemple by influence of Vatican II) and accelerated by the oil, social and political crisis of the 1970´s. The end of the Bretton Woods system provoked a new kind of liberalism, which would chalenge all existing consensus. Specially due to the fact that “real” socialism was already in crisis and ended up simply collapsing in 1989. This “End of History” seemed to translate into a plain and simple liberal victory and gave way to large scale adjustments of all other ideologies – including christian democracy, that firmly continued on it´s “atlantic” path. A fact that was more clearly noticed in the European Union.
URI: http://hdl.handle.net/10362/159501
Designação: Doutoramento em História e Teoria das Ideias, especialidade em Pensamento, Cultura e Política
Aparece nas colecções:FCSH: DH - Teses de Doutoramento

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