Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10362/15784| Title: | A Metodologia da aula-oficina no ensino da História e da Geografia |
| Author: | Dias, Liliana Eliete dos Santos Patrício |
| Keywords: | Aula-oficina Teoria construtivista Aprendizagem significativa Constructivist theory Meaningful learning |
| Defense Date: | Dec-2014 |
| Abstract: | Este relatório descreve a Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada (PES) integrada no Mestrado em Ensino da História e da Geografia 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que decorreu na Escola Básica 2/3 Eugénio dos Santos (Lisboa) e na Escola Secundária Miguel Torga (Sintra), no ano letivo de 2013/2014, com uma turma de 7.º ano, duas de 8.º ano e uma de 12.º ano de escolaridade, onde se implementaram estratégias de aprendizagem enquadradas na metodologia da aula-oficina. Pretendeu-se durante este percurso perceber se a metodologia da aula-oficina, enquadrada na teoria construtivista, contribui para a aprendizagem significativa dos alunos. Na primeira parte deste trabalho, é feita uma reflexão teórica sobre a temática, onde se procura contextualizar e fundamentar o tema em análise. Esta obedece à seguinte estrutura: i) definição de aula-oficina e no que consiste; ii) pressupostos teóricos que sustentam esta metodologia, sendo, neste caso, o construtivismo. Na segunda parte são descritas algumas experiências de aprendizagem desenvolvidas, tendo sempre em atenção o tema deste relatório. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/15784 |
| Designation: | Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção de grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
| Appears in Collections: | FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Liliana_Dias_Metodologia_aulaoficina.pdf | 2,97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.











