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http://hdl.handle.net/10362/157403| Título: | Mediação no processo de ensino-aprendizagem de línguas |
| Autor: | Freire, Carina Estevão |
| Orientador: | Dechamps, Christina Philomène Léa Marie-José Valentim, Helena Virgínia Topa |
| Palavras-chave: | Ensino de Português Mediação Processo de ensino-aprendizagem Línguas Currículos Formação Conceção didática Criação de materiais Cooperação Mediation Teaching-learning process Languages Curriculum Training Didactic conception Materials development Cooperation |
| Data de Defesa: | 13-Dez-2021 |
| Resumo: | O tema deste relatório de prática de ensino supervisionada remete para a investigação de diversos tipos de mediação relativamente ao processo de ensino aprendizagem de línguas, tanto maternas como estrangeiras. Ponderando as finalidades, os objetivos e as competências fomentadas em currículos elaborados pelo Ministério da Educação, é possível constatar que a mediação se encontra expressa nos documentos em causa, embora ainda de forma pouco aprofundada. É necessário recorrer a textos com conteúdos mais desenvolvidos, tais como os que foram publicados pelo Conselho da Europa nos últimos anos. As atividades expostas neste trabalho foram dinamizadas numa escola pública de Queluz, com a colaboração de discentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Num primeiro tempo, explorou-se principalmente a mediação em contexto de sala de aula para, num segundo, fazer o mesmo mas fora do contexto escolar, recorrendo a diferentes mediações tais como a linguística, a cultural e a sociocultural. Constatou-se a necessidade de realçar e desenvolver a participação discente quanto à mediação, recorrendo aos seus interesses e conhecimentos, interligados aos conteúdos programáticos a respeitar. Além disso, chegou-se à conclusão da importância da cooperação docente para fomentar e enriquecer a mediação em todo processo de ensino-aprendizagem, através de iniciativas como a articulação curricular. The subject of this supervised teaching practice report is the investigation of different types of mediation regarding the teaching-learning process of languages, both native and foreign. Considering the purposes, goals and skills promoted in curricula prepared by the Ministry of Education, it is possible to notice that mediation is expressed in the documents in question, although not in depth. It is necessary to use texts with more developed content, such as those published by the Council of Europe in recent years. The activities described in this paper were carried out in a public school of Queluz by requesting the cooperation of students attending lower secondary education. Firstly, mediation was mainly explored in the classroom context and, in addition, outsider the school context, using different kinds of mediation such as the linguistic, the cultural and the sociocultural. It was established that it is necessary to enhance and develop student participation in mediation, using their interests and knowledge, link to the syllabus to respect. In addition, the conclusion was reached that teacher cooperation is essential to enrich every teaching-learning process through initiatives such as the curricular articulation. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/157403 |
| Designação: | Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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