Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/157403
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDechamps, Christina Philomène Léa Marie-José-
dc.contributor.advisorValentim, Helena Virgínia Topa-
dc.contributor.authorFreire, Carina Estevão-
dc.date.accessioned2023-09-05T14:05:39Z-
dc.date.available2023-09-05T14:05:39Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.date.submitted2021-09-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/157403-
dc.description.abstractO tema deste relatório de prática de ensino supervisionada remete para a investigação de diversos tipos de mediação relativamente ao processo de ensino aprendizagem de línguas, tanto maternas como estrangeiras. Ponderando as finalidades, os objetivos e as competências fomentadas em currículos elaborados pelo Ministério da Educação, é possível constatar que a mediação se encontra expressa nos documentos em causa, embora ainda de forma pouco aprofundada. É necessário recorrer a textos com conteúdos mais desenvolvidos, tais como os que foram publicados pelo Conselho da Europa nos últimos anos. As atividades expostas neste trabalho foram dinamizadas numa escola pública de Queluz, com a colaboração de discentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Num primeiro tempo, explorou-se principalmente a mediação em contexto de sala de aula para, num segundo, fazer o mesmo mas fora do contexto escolar, recorrendo a diferentes mediações tais como a linguística, a cultural e a sociocultural. Constatou-se a necessidade de realçar e desenvolver a participação discente quanto à mediação, recorrendo aos seus interesses e conhecimentos, interligados aos conteúdos programáticos a respeitar. Além disso, chegou-se à conclusão da importância da cooperação docente para fomentar e enriquecer a mediação em todo processo de ensino-aprendizagem, através de iniciativas como a articulação curricular.pt_PT
dc.description.abstractThe subject of this supervised teaching practice report is the investigation of different types of mediation regarding the teaching-learning process of languages, both native and foreign. Considering the purposes, goals and skills promoted in curricula prepared by the Ministry of Education, it is possible to notice that mediation is expressed in the documents in question, although not in depth. It is necessary to use texts with more developed content, such as those published by the Council of Europe in recent years. The activities described in this paper were carried out in a public school of Queluz by requesting the cooperation of students attending lower secondary education. Firstly, mediation was mainly explored in the classroom context and, in addition, outsider the school context, using different kinds of mediation such as the linguistic, the cultural and the sociocultural. It was established that it is necessary to enhance and develop student participation in mediation, using their interests and knowledge, link to the syllabus to respect. In addition, the conclusion was reached that teacher cooperation is essential to enrich every teaching-learning process through initiatives such as the curricular articulation.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino de Portuguêspt_PT
dc.subjectMediaçãopt_PT
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectLínguaspt_PT
dc.subjectCurrículospt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectConceção didáticapt_PT
dc.subjectCriação de materiaispt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectMediationpt_PT
dc.subjectTeaching-learning processpt_PT
dc.subjectLanguagespt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectTrainingpt_PT
dc.subjectDidactic conceptionpt_PT
dc.subjectMaterials developmentpt_PT
dc.subjectCooperationpt_PT
dc.titleMediação no processo de ensino-aprendizagem de línguaspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglêspt_PT
dc.identifier.tid202857425pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EDUARDO.pdf11,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.