Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/157388
Título: Eu não seria quem sou, se não estivesse no axé; trajetórias de mulheres na Umbanda
Autor: Souza, Andrezza Pereira de
Orientador: Leal, João Aires de Freitas
Palavras-chave: Umbanda
Portugal
Mulheres
Memória
Conversão Religiosa
Women
Memory
Religious Conversion
Data de Defesa: 27-Mar-2023
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar as narrativas e memórias de oito mulheres integrantes do Terreiro de Umbanda Tenda Mãe Yemanjá, localizado em Quinta do Conde, no concelho de Sesimbra, na área Metropolitana de Lisboa, em Portugal. A partir de um olhar atento às narrativas femininas, buscou-se compreender como elas chegaram até a Umbanda e compreendem a si mesmas e seus processos de conversão religiosa, bem como suas estratégias para conciliar as responsabilidades do Terreiro com demandas profissionais e afetivas, notadamente suas relações íntimas e familiares. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo que privilegia a observação participante, a realização de entrevistas semiestruturadas e a produção de um levantamento bibliográfico sobre transnacionalização, agencialidade e subjetividade nas experiências religiosas afro-brasileiras em Portugal, com especial destaque para o género enquanto marcador de relevância para a compreensão das dinâmicas sociais em Terreiros de religiões afro-brasileiras no Brasil e na Europa. A partir da constatação da ausência de pesquisas que buscam ouvir e adotam como ponto de partida as trajetórias de vida de mulheres que ocupam papéis fundamentais para a plena atividade dos Terreiros de Umbanda em Portugal, esta pesquisa procura contribuir com os estudos de religiosidades afro-brasileiras analisando como elas se relacionam com o campo religioso e como compreendem a si mesmas e seus processos de conversão.
The present work aims to investigate the narratives and memories of eight women members of the “Terreiro de Umbanda Tenda Mãe Yemanjá”, located in Quinta do Conde, in the council of Sesimbra, in the metropolitan area of Lisbon, Portugal. With a careful look at the women's narratives, we sought to understand what led them to Umbanda, and how they perceive themselves and their religious conversion processes, as well as the strategies used to reconcile their responsibilities of the Terreiro with their professional and affective demands, notably in their intimate and family relationships. For this purpose, the research's fieldwork privileges a methodology of participant observation, the interviews were semi-structured, and the bibliographical survey focuses on transnationalism, agency and subjectivity in Afro-Brazilian religious experiences in Portugal, with an emphasis on gender as a relevant marker for the understanding of social dynamics in Terreiros of Afro-Brazilian religions in Brazil and Europe. This work's relevance emerges from the absence of research that adopts as a starting point the trajectories of the women who occupy fundamental roles for the activity of Terreiros of Umbanda in Portugal. For this, the investigation seeks to contribute to the studies of Afro-Brazilian religiosities by analyzing how those women relate to the religious field and how they understand themselves and their conversion processes.
URI: http://hdl.handle.net/10362/157388
Designação: Mestrado em Antropologia, especialização em Culturas Visuais
Aparece nas colecções:FCSH: DA - Dissertações de Mestrado



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