Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/157330
Título: | Os códices iluminados da corte portuguesa no século XV (1400-1470) – a origem, a produção e os usos a partir de uma abordagem interdisciplinar |
Autor: | Tibúrcio, Catarina Isabel Martins |
Orientador: | Barreira, Catarina Fernandes Rosa, Maria de Lurdes |
Palavras-chave: | Manuscritos História da Arte Códice Iluminura Século XV Scriptorium Codices Illumination 15th century |
Data de Defesa: | 6-Jan-2023 |
Resumo: | A presente tese de doutoramento centra-se num conjunto de oito códices iluminados seculares quatrocentistas e tem como objetivo principal provar que todos foram produzidos num mesmo local: o scriptorium da corte régia, que já se organizaria como tal, desde o reinado de D. João I ou o de D. Duarte. Paralelamente, e como base probatória deste pressuposto, procurou-se desvendar o maior número possível de aspetos relacionados com o modus operandi que esteve por detrás da manufatura destes códices. Neste sentido, apresenta-se um estudo analítico, integrado e comparatista detalhado que engloba as vertentes codicológica, paleográfica, artística e laboratorial, a partir do qual se reposiciona a data de conceção de alguns destes manuscritos, se traça, na medida do fazível, o seu meio de produção (em termos espaciais, materiais, técnicos e humanos) e se perscrutam as ligações que existiam entre o scriptorium de corte e os outros centros da administração pública, mormente a Chancelaria régia. Finalmente, sustentados nos mesmos dados, completam-se os seus percursos de vida e os usos que lhes foram dados. This doctoral thesis focuses on a set of eight 15th-century secular illuminated codices and its main goal is to prove that all of them were produced in the same place: the scriptorium of the royal court, which already existed, as such, since the reign of D. João I or D. Duarte. At the same time, and as proof of this assumption, we sought to uncover as many aspects as possible related to the modus operandi behind the manufacture of these codices. A detailed analytical and comparative study is presented, encompassing codicological, palaeographical, artistic and laboratory characteristics, from which the date of conception of some is repositioned, their means of production (in spatial, material, technical and human terms) are outlined and the connections that existed between the court scriptorium and the other centres of public administration, especially the royal chancellery, are scrutinised. Finally, based on the same data, we complete their life paths and their uses. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/157330 |
Designação: | Doutoramento em História da Arte, especialidade em História da Arte Medieval |
Aparece nas colecções: | FCSH: DH - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Doutoramento anexos.pdf | 49,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Tese Doutoramento.pdf | 14,93 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.