Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10362/154723
Title: | A fixação da medida da coima por referência ao montante máximo de 10% do volume de negócios total, a nível mundial, no regime jurídico da concorrência |
Other Titles: | reflexão sobre os impactos na observância dos princípios de direito sancionatório público |
Author: | Vieira, Sara Margarida |
Advisor: | Pinto, Frederico Lacerda da Costa |
Keywords: | Infração jus concorrencial Montante máximo da coima Volume de negócios Empresa Culpa Contraordenação Prevenção geral Prevenção especial Autoridade da concorrência Regime Jurídico da Concorrência Linhas de Orientação Princípio da legalidade Princípio da igualdade Princípio da proporcionalidade Princípio da separação de poderes Princípio da segurança jurídica e da proteção da confiança Competition law infringements Maximum amount of the fine Turnover Undertakings Guilt Administrative sanction General prevention Special prevention Principle of legality Portuguese competition authority Portuguese Competition Act Principle of equality Guidelines Principle of proportionality Principle of separation of powers Principle of legal security The protection of legitimate expectations |
Defense Date: | 26-May-2023 |
Abstract: | This paper analyses the determination of the amount of the fine by reference to the
maximum amount of 10% of the total worldwide turnover in the year immediately preceding
the final decision issued by the AdC. Based on this provision of the RJC, a reflection is
carried out on the impacts on the observance of the principles of public sanctioning law. This
regime sets out the criteria for determining the fine which are different from those of the
RGCO, establishing as the maximum amount of the fine the amount of 10% of the total
worldwide turnover made in the year immediately preceding the final decision issued by the
AdC (with the limit of the amount which would result having as a reference the amount
corresponding to the year preceding that of the infringement). The administrative offence
law admits the existence of sanctioning frameworks with distant limits. However, as a public
sanctioning law, it must respect the principles of the democratic rule of law, legality,
equality, proportionality, legal certainty and the protection of confidence and the separation
of powers. Experience has shown that the AdC gives precedence to the ability to pay
(conferred by the turnover) to determine the administrative sanctions framework, a factor
that is external to the illicit conduct, neglecting the consideration of the remaining criteria,
such as the gravity of the infraction, its duration and the fault of the agent. This consideration,
associated with the absence of objective terms that contribute to the legal certainty of the
legal provision, such as the existence of a system of gradable sanctions and guidelines that
address the proceedings up to the moment the fine is decided, calls into question the
observance of constitutional principles, which are harmed by the lack of predictability of
state authority acts. O presente trabalho analisa a fixação da medida da coima por referência ao montante máximo de 10% do volume de negócios total, a nível mundial, realizado no exercício imediatamente anterior à decisão final proferida pela AdC. Partindo desta norma do RJC, leva-se a cabo uma reflexão sobre os impactos na observância dos princípios de direito sancionatório público. Encontramos hoje legislação contraordenacional em vários sectores da economia, de que é exemplo o previsto no RJC. Este regime elenca critérios para a determinação da coima distintos daqueles do RGCO, estatuindo como montante máximo da coima o montante de 10% do volume de negócios total, a nível mundial, realizado no exercício imediatamente anterior à decisão final proferida pela Adc (com o limite do valor que resultaria tendo por referência o valor correspondente ao ano anterior ao da infração). O direito contraordenacional admite a existência de molduras sancionatórias de limites afastados. Porém, enquanto direito sancionatório público, deve respeitar os princípios do Estado de Direito democrático, da legalidade, da igualdade, da proporcionalidade, da segurança jurídica e proteção da confiança e da separação de poderes. A prática tem mostrado que a AdC dá primazia à capacidade de pagar (conferida pelo volume de negócios) para determinar a contraordenação aplicável, fator que é externo à conduta ilícita, preterindo a ponderação dos restantes critérios, por exemplo a gravidade da infração, a sua duração e a culpa do agente. Esta consideração, associada à ausência de termos objetivos que concorram para a segurança jurídica da norma, como sejam a existência de um sistema de sanções graduáveis e de Linhas de Orientação que se debrucem sobre o procedimento até ao momento de decisão da coima, põe em causa a observância dos princípios constitucionais, que se mostram feridos pela falta de previsibilidade dos atos de poder. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/154723 |
Designation: | Mestrado em Direito Público |
Appears in Collections: | FD - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vieira_2023.pdf | 645,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.