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http://hdl.handle.net/10362/154119
Título: | Caracterização do ambiente de refeição em contexto escolar: um estudo de caso |
Autor: | Paulino, Diana Filipa Malias |
Orientador: | Goes, Ana Rita |
Palavras-chave: | Comportamento alimentar Ambiente alimentar Saúde escolar Ambiente refeição Refeição escolar Eating behavior Food environment School health Meal environment School meal |
Data de Defesa: | 2022 |
Resumo: | RESUMO - Introdução: O ambiente alimentar foi identificado como um dos principais
determinantes do comportamento alimentar. O refeitório escolar é um espaço social e
físico que incorpora os alimentos e as práticas, assim como o ambiente político onde
tudo isso acontece. Contudo, os serviços de refeições escolares nem sempre têm uma
boa reputação entre a comunidade escolar.
Objetivos: O presente trabalho tem como finalidade contribuir para o estudo do
ambiente de refeição em meio escolar, caracterizando a dimensão física, social e
política de uma escola de primeiro ciclo.
Metodologia: Foi realizado um estudo de caso, de características qualitativas, com uma
amostra de conveniência, sendo recolhidas perspetivas de crianças do primeiro ciclo,
assistentes operacionais e de um elemento da direção. As técnicas de recolha de dados
utilizadas foram a análise documental, observação direta, técnica “desenhar, escrever
e contar” e entrevistas semiestruturadas.
Resultados: No que diz respeito ao ambiente físico, verificou-se um incumprimento no
fornecimento de hortícolas na sopa e uma frequência de fritos superior ao desejável.
Quanto ao ambiente social, os assistentes operacionais destacam atributos gerais do
comportamento da criança, como a agitação, mas também especificamente
relacionados com a alimentação, como a dificuldade de foco no propósito da refeição.
Para as crianças, os parâmetros mais frequentes nos desenhos que representam o
refeitório ideal são a constituição da refeição, a presença de elementos tecnológicos e
socialização com os colegas. Quanto ao ambiente político, apesar de não existirem
regras específicas relacionadas com a alimentação, é manifestado interesse político no
tema.
Discussão e conclusão: A caracterização do ambiente de refeição permitiu
compreender a necessidade da sua melhoria contínua. No fundo, deverá considerar-se
a refeição escolar não só como uma oportunidade de garantir um aporte nutricional
adequado, mas, acima de tudo, como um contributo para o desenvolvimento global das
crianças. ABSTRACT - Introduction: The food environment has been identified as a major determinant of eating behavior. The school cafeteria is a social and physical space that incorporates food and practices, as well as the political environment in which it all takes place. However, school meal services do not always have a good reputation among the school community. Objectives: The present work aims to contribute to the study of the school meal environment by characterizing the physical, social and political dimensions of a primary school. Methodology: A qualitative case study was carried out, with a convenience sample, and the perspectives of primary school children, operational assistants, and a member of the board of directors were collected. The data collection techniques used were document analysis, direct observation, the "draw, write and tell" technique and semi-structured interviews. Results: Regarding the physical environment, there was a failure to provide vegetables in the soup and a higher than desirable frequency of fried foods. In which respects to the social environment, the operational assistants highlighted general attributes of the child's behavior, such as restlessness, but also specifically related to eating, such as difficulty focusing on the purpose of the meal. For children, the most frequent parameters in the drawings representing the ideal cafeteria are the constitution of the meal, the presence of technological elements, and socialization with peers. Regarding the political environment, although there are no specific rules related to the school meal environment, there is political interest in this area. Discussion and conclusion: The characterization of the meal environment allowed us to understand the need for its continuous improvement. Basically, school meals should be considered not only as an opportunity to ensure adequate nutritional intake but, above all, as a contribution to the overall development of children. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/154119 |
Designação: | Mestrado em Promoção da Saúde |
Aparece nas colecções: | ENSP - Dissertações de Mestrado em Promoção da Saúde |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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