Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/154119
Título: Caracterização do ambiente de refeição em contexto escolar: um estudo de caso
Autor: Paulino, Diana Filipa Malias
Orientador: Goes, Ana Rita
Palavras-chave: Comportamento alimentar
Ambiente alimentar
Saúde escolar
Ambiente refeição
Refeição escolar
Eating behavior
Food environment
School health
Meal environment
School meal
Data de Defesa: 2022
Resumo: RESUMO - Introdução: O ambiente alimentar foi identificado como um dos principais determinantes do comportamento alimentar. O refeitório escolar é um espaço social e físico que incorpora os alimentos e as práticas, assim como o ambiente político onde tudo isso acontece. Contudo, os serviços de refeições escolares nem sempre têm uma boa reputação entre a comunidade escolar. Objetivos: O presente trabalho tem como finalidade contribuir para o estudo do ambiente de refeição em meio escolar, caracterizando a dimensão física, social e política de uma escola de primeiro ciclo. Metodologia: Foi realizado um estudo de caso, de características qualitativas, com uma amostra de conveniência, sendo recolhidas perspetivas de crianças do primeiro ciclo, assistentes operacionais e de um elemento da direção. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a análise documental, observação direta, técnica “desenhar, escrever e contar” e entrevistas semiestruturadas. Resultados: No que diz respeito ao ambiente físico, verificou-se um incumprimento no fornecimento de hortícolas na sopa e uma frequência de fritos superior ao desejável. Quanto ao ambiente social, os assistentes operacionais destacam atributos gerais do comportamento da criança, como a agitação, mas também especificamente relacionados com a alimentação, como a dificuldade de foco no propósito da refeição. Para as crianças, os parâmetros mais frequentes nos desenhos que representam o refeitório ideal são a constituição da refeição, a presença de elementos tecnológicos e socialização com os colegas. Quanto ao ambiente político, apesar de não existirem regras específicas relacionadas com a alimentação, é manifestado interesse político no tema. Discussão e conclusão: A caracterização do ambiente de refeição permitiu compreender a necessidade da sua melhoria contínua. No fundo, deverá considerar-se a refeição escolar não só como uma oportunidade de garantir um aporte nutricional adequado, mas, acima de tudo, como um contributo para o desenvolvimento global das crianças.
ABSTRACT - Introduction: The food environment has been identified as a major determinant of eating behavior. The school cafeteria is a social and physical space that incorporates food and practices, as well as the political environment in which it all takes place. However, school meal services do not always have a good reputation among the school community. Objectives: The present work aims to contribute to the study of the school meal environment by characterizing the physical, social and political dimensions of a primary school. Methodology: A qualitative case study was carried out, with a convenience sample, and the perspectives of primary school children, operational assistants, and a member of the board of directors were collected. The data collection techniques used were document analysis, direct observation, the "draw, write and tell" technique and semi-structured interviews. Results: Regarding the physical environment, there was a failure to provide vegetables in the soup and a higher than desirable frequency of fried foods. In which respects to the social environment, the operational assistants highlighted general attributes of the child's behavior, such as restlessness, but also specifically related to eating, such as difficulty focusing on the purpose of the meal. For children, the most frequent parameters in the drawings representing the ideal cafeteria are the constitution of the meal, the presence of technological elements, and socialization with peers. Regarding the political environment, although there are no specific rules related to the school meal environment, there is political interest in this area. Discussion and conclusion: The characterization of the meal environment allowed us to understand the need for its continuous improvement. Basically, school meals should be considered not only as an opportunity to ensure adequate nutritional intake but, above all, as a contribution to the overall development of children.
URI: http://hdl.handle.net/10362/154119
Designação: Mestrado em Promoção da Saúde
Aparece nas colecções:ENSP - Dissertações de Mestrado em Promoção da Saúde

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