Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/153450
Título: Literatura, memória e identidade. Desafios para as aulas de Português
Autor: Sousa, Sandra Marina dos Santos
Orientador: Coutinho, Maria Antónia Diniz Caetano
Palavras-chave: Literatura
Memória
Identidade
Linguagem
Ensino do Português
Literature
Memory
Identity
Language
Portuguese teaching
Data de Defesa: 6-Abr-2022
Resumo: O presente relatório apresenta o trabalho realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada, na disciplina de Português, na Escola Secundária Padre Alberto Neto do Agrupamento de Escolas Queluz-Belas, ocorrida durante o ano letivo de 2020/2021, sob orientação científica da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho. As principais atividades didáticas desenvolvidas foram realizadas com três turmas de Ensino Secundário, e tiveram como tema norteador o eixo temático Memória e Identidade. Pretendia-se compreender o papel dos alunos na construção de sentidos de textos literários em contexto de aula e perceber de que forma um percurso didático centrado no tema da memória pode contribuir para que os alunos reflitam sobre as suas próprias identidades. Este relatório apresenta a descrição das principais atividades realizadas, bem como uma reflexão crítica sobre o percurso didático realizado.
This report presents the work developed during the Supervised Teaching Practice, in the Portuguese subject, at Padre Alberto Neto Secondary School of the Agrupamento de Escolas Queluz-Belas, which occurred during the school year of 2020/2021, under the scientific guidance of Professor Maria Antónia Coutinho. The main didactic activities developed were carried out with three Secondary School classes and had as a guiding theme the thematic axis Memory and Identity. The aim was to understand the student’s role in the construction of meanings of literary texts in a classroom context and to understand how a didactic path centred on the theme of memory can contribute to the student’s reflection about their own identities. This report presents a description of the main activities carried out, as well as a critical reflection on the didactic path taken.
URI: http://hdl.handle.net/10362/153450
Designação: Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.