Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/153450
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coutinho, Maria Antónia Diniz Caetano | - |
dc.contributor.author | Sousa, Sandra Marina dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-02T11:02:10Z | - |
dc.date.available | 2025-04-06T00:31:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-06 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/153450 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório apresenta o trabalho realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada, na disciplina de Português, na Escola Secundária Padre Alberto Neto do Agrupamento de Escolas Queluz-Belas, ocorrida durante o ano letivo de 2020/2021, sob orientação científica da Professora Doutora Maria Antónia Coutinho. As principais atividades didáticas desenvolvidas foram realizadas com três turmas de Ensino Secundário, e tiveram como tema norteador o eixo temático Memória e Identidade. Pretendia-se compreender o papel dos alunos na construção de sentidos de textos literários em contexto de aula e perceber de que forma um percurso didático centrado no tema da memória pode contribuir para que os alunos reflitam sobre as suas próprias identidades. Este relatório apresenta a descrição das principais atividades realizadas, bem como uma reflexão crítica sobre o percurso didático realizado. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report presents the work developed during the Supervised Teaching Practice, in the Portuguese subject, at Padre Alberto Neto Secondary School of the Agrupamento de Escolas Queluz-Belas, which occurred during the school year of 2020/2021, under the scientific guidance of Professor Maria Antónia Coutinho. The main didactic activities developed were carried out with three Secondary School classes and had as a guiding theme the thematic axis Memory and Identity. The aim was to understand the student’s role in the construction of meanings of literary texts in a classroom context and to understand how a didactic path centred on the theme of memory can contribute to the student’s reflection about their own identities. This report presents a description of the main activities carried out, as well as a critical reflection on the didactic path taken. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Literatura | pt_PT |
dc.subject | Memória | pt_PT |
dc.subject | Identidade | pt_PT |
dc.subject | Linguagem | pt_PT |
dc.subject | Ensino do Português | pt_PT |
dc.subject | Literature | pt_PT |
dc.subject | Memory | pt_PT |
dc.subject | Identity | pt_PT |
dc.subject | Language | pt_PT |
dc.subject | Portuguese teaching | pt_PT |
dc.title | Literatura, memória e identidade. Desafios para as aulas de Português | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203008898 | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
Aparece nas colecções: | FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sandra_Sousa_16323_MestradoEnsinoPortuguês3ºCicloDoEnsinoBásicoEDoEnsinoSecundário_versao_corrigida_e_melhorada.pdf | 7,81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.