Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/153137
Título: O ensino da geometria nos primeiros anos (1965-1974) em Portugal
Outros títulos: Teaching geometry in the early school years (1965-1974) in PortugalDialogue involving programs and materialsfor teacherformation
Autor: Almeida, Mária
Candeias, Rui Pedro
Palavras-chave: Formação de professores
Movimento da matemática moderna
Ensino da geometria
Modern Mathematics Movemen
Teacher training
Teaching of geometry
Data: 12-Ago-2022
Resumo: Este artigo pretende aprofundar o conhecimento sobre o ensino da Matemática nos primeiros anos de escolaridade, estabelecendo um diálogo entre as propostas curriculares obrigatórias para o ensino da Geometria e as indicações didáticas transmitidas aos professores através de manuais de didática e de orientações para o ensino. Analisámos por um lado, os programas portugueses obrigatórios para a Matemática do ensino primário e para a Telescola, procurando conhecer os conteúdos, as orientações e os materiais didáticos relativos à Geometria referidos nesses documentos. Por outro lado, olhámos para os materiais da formação de professores do ensino primário e para as orientações para o ensino da Matemática na Telescola, em busca das indicações didáticas aí preconizadas para o ensino da Geometria. O período escolhido insere-se numa época em que circulavam internacionalmente ideias de renovação do ensino da matemática, o Movimento da Matemática Moderna, pelo que também procurámos a influência deste movimento nos materiais analisados. O estudo é baseado numa análise documental, de natureza descritiva e interpretativa, com uma perspetiva histórica. As fontes utilizadas englobam os programas em vigor na época e os materiais produzidos especificamente para professores, ou para futuros professores, que contêm indicações didáticas. De uma forma geral, os materiais produzidos especificamente para professores, ou para futuros professores, centram-se na componente pedagógica e seguem as indicações dos documentos curriculares oficiais na abordagem proposta. A análise evidenciou uma preocupação em adequar o ensino de geometria à faixa etária dos alunos favorecendo uma abordagem simultaneamente utilitária, formativa, intuitiva e ativa. This article intends to deepen knowledge about Mathematics teaching in the first years of schooling, by establishing a dialogue between the mandatory curricular proposals for the teaching of Geometry and the didactic indications transmitted to teachers through didactic manuals and guidelines for teaching. We analyzed, on the one hand, the Portuguese mandatory mathematics programs for primary education and for Telescola, looking forcontents, guidelines and teaching materials relating to Geometry in these documents. On the other hand, we looked at the materials for the training of primary school teachers and the guidelines for teaching Mathematics at Telescola, in search of the didactic indications recommended there for the teaching of Geometry. The chosen period is part of a time when ideas for the renewal of mathematics teaching circulated internationally, the Modern Mathematics Movement, so we also looked for the influence of this movement in the analyzed materials. The study is based on a descriptive and interpretive documentary analysis, with a historical perspective. Sources used include the mandatory programs and the materials produced specifically for teachers, or for future teachers, containing didactic indications. In general, the materials produced specifically for teachers, or for future teachers, focus on the pedagogical component and follow the indications of the official curriculum documents in the proposed approach. Analysis showed a concern to adapt the teaching of geometry to the age group of the students favoring a simultaneously utilitarian, formative, intuitive, and active approach.
Descrição: UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020 PTDC/CED-EDG/32422/2017
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/153137
DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84077
ISSN: 2175-795X
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