Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/150424
Título: “O vasto pensamento era o corpo existindo” ou a poética do corpo em Clarice Lispector
Autor: Cabrita, Ana Mafalda Borges
Orientador: Frias, Joana Matos
Branco, Maria João Mayer
Palavras-chave: Clarice Lispector
Corpo
Pensamento
Existência
Dor
Emoção
Body
Thought
Existence
Pain
Emotion
Data de Defesa: 6-Dez-2022
Resumo: A presente dissertação aborda a obra literária de Clarice Lispector e a relação tensa e conflituosa entre corpo e pensamento na escrita da autora, considerada aqui através das questões suscitadas pelas experiências da dor, da emoção e da crise. A primeira parte (capítulos I. e II.) trata da experiência do corpo entendida como a encruzilhada entre, por um lado, a planura da mesmice do quotidiano e, por outro, a verticalidade das emoções que o problematizam. Se num primeiro momento as personagens se apresentam como corpos banais, regulares, aplanados, com o surgimento da dor, da emoção, da crise, tornam-se corpos interseccionados e moventes, existências metamórficas que se desdobram na vida pulsante, violenta, orgânica. A segunda parte (capítulos III. e IV.) concentra-se na relação entre corpo e linguagem na obra de Lispector, estabelecendo um paralelo entre a cisão corpo / pensamento e a cisão entre a experiência do corpo e a (não) explicação da linguagem. Os sub-capítulos de II. e IV. são dedicados a cada obra de Clarice Lispector e procuram verificar especificidades inerentes ao tema da dissertação. Entre as principais referências teóricas contam-se, além da literatura mais especificamente clariciana, textos e conceitos filosóficos de Ilit Ferber, Georges DidiHuberman, Friedrich Nietzsche e Martin Heidegger.
This dissertation addresses Clarice Lispector’s literary work and the conflict between body and thought to which it gives form by considering the questions raised by the experiences of pain, emotion and crisis. The first part (chapters I. and II.) reflect upon the experience of the body understood as a crossroad between the sameness of everyday life and the verticality of the emotions that put that sameness into question. If, at first, the main characters present themselves as banal, regular, plain bodies, with the emergence of pain, emotion, crisis, they become intersecting and moving bodies, metamorphic existences that unfold within a pulsating, violent, organic life. The second part (chapters III. and IV.) concentrate on the relation between body and language in Lispector’s work and establish a parallel between the split body and thought and the split between the experience of the body and the (non) explanation of language. The subchapters of the second and fourth chapters are dedicated to each of Clarice Lispector’s works and try to to verify specificities intrinsic to the dissertation topic. Besides the more specific clarician literature, the main theoretical references of this study are philosophic texts and concepts of Ilit Ferber, Georges Didi-Huberman, Friedrich Nietzsche, and Martin Heidegger.
URI: http://hdl.handle.net/10362/150424
Designação: Mestrado em Filosofia, especialização em Estética
Aparece nas colecções:FCSH: DF - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Versão corrigida e melhorada após a sua defesa pública_Dissertação_a56814_Mafalda Cabrita.pdf1,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.