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http://hdl.handle.net/10362/149681| Título: | Entre internacionalismo e moçambicanização |
| Autor: | Piçarra, Maria Carmo |
| Palavras-chave: | Internacionalismo cinematográfico Moçambicanização I Festival da Canção e da Música Tradicional Instituto Nacional do Cinema Cinematographic internationalism Mozambicanisation I Festival of Song and Traditional Music |
| Data: | 2022 |
| Editora: | Húmus |
| Resumo: | O I Festival da Canção e da Música Tradicional de Moçambique mostrou, em Maputo, a diversidade cultural e o que de mais representativo da música e danças tradicionais existia no novo país. A luta que culminou na independência assu- miu então a necessidade de afirmação da nação através da promoção de uma identidade comum. O cinema foi usado para projetar a nova nação moçambi- cana. Porém, se, por via dos ministérios com estas tutelas, a educação e cultura integraram o internacionalismo então em voga, sendo que o próprio festival foi inspirado no Festival Panafricano de Argel, a informação investiu na moçam- bicanização do cinema nacional. Através da análise das duas longas-metragens documentais – Música, Moçambique! (Fonseca e Costa, 1981), encomendada pela Direção de Cultura, e Canta meu irmão, ajuda-me a cantar (José Cardoso, 1982), produção do Instituto Nacional de Cinema (INC) – que registaram o Festival e os seus bastidores, assim como das suas condições e modos de produ- ção, analiso as diferenças nas estratégias usadas. The 1st Mozambican Song and Traditional Music Festival showed, in Maputo, the cultural diversity and the most representative traditional music and dances of Mozambique. After the independence struggle, there was a need to affirm the nation by promoting a common identity. Cinema was one of the means used to project the new nation. However, if, through the ministries with these tutelages, education and culture integrated the internationalism then in vogue – the Festival itself was inspired by the Pan African Festival of Algiers –, information 44 MARIA DO CARMO PIÇARRA invested in the Mozambicanisation of national cinema. Through the analysis of the two documentaries – Música, Mozambique! (Fonseca e Costa, 1981), commissioned by the Directorate of Culture, and Canta meu irmão, ajuda-me a cantar (José Cardoso, 1982), produced by the National Film Institute (INC) – which recorded the Festival and its backstage, as well as its conditions and modes of production, I analyse the differences in the strategies used. |
| Descrição: | UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020 DL 57/2016/CP1453/CT0088 SFRH/BPD/66609/2009 |
| Peer review: | yes |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/149681 |
| ISBN: | 978-989-755-832-0 |
| Aparece nas colecções: | FCSH: ICNOVA - Capítulo de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Portugal_e_Mocambique_43_64.pdf | 156,31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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