Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/147185| Título: | A mídia de um futuro sombrio: um estudo sobre o papel dos veículos de comunicação no imaginário distópico do cinema brasileiro |
| Autor: | Jubilut, Luísa Moretti |
| Orientador: | Veríssimo, Maria Irene Ângelo Aparício |
| Palavras-chave: | Cinema brasileiro Distopia Comunicação de massa Média Cinema contemporâneo Brazilian cinema Dystopia Mass communication Media Contemporary cinema |
| Data de Defesa: | 26-Out-2022 |
| Resumo: | Esta dissertação busca investigar a presença de meios de comunicação de massa nas distopias do cinema brasileiro contemporâneo. Toda ficção científica distópica toma para si a missão de compor um universo singular no qual aquela história toma vida. Na caracterização destes cenários inventivos, o espectador é introduzido a pautas políticas, cívicas, artísticas, ambientais, sociais e comportamentais que serão elaboradas ao longo da trama. Ao imaginar um futuro sombrio, filmes deste gênero frequentemente posicionam a televisão, o rádio e o jornal impresso de maneira variada, criativa e estratégica, com o objetivo de evidenciar informações significativas destes universos distópicos, seus personagens e tramas. Aqui analisaremos a inserção destes dispositivos em seis filmes do gênero, lançados entre 2009 e 2019, a fim de compreender as funções narrativas que eles desempenham dentro de cada uma destas ficções cinematográficas. São eles: Recife Frio (Kleber Mendonça Filho, 2009), Batguano (Tavinho Teixeira, 2014), Branco Sai, Preto Fica (Adirley Queirós, 2014), Era uma Vez Brasília (2017, Adirley Queirós), Sol Alegria (Tavinho Teixeira, Mariah Teixeira, 2018), Bacurau (Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles, 2019). This thesis aims at investigating the presence of the means of mass communication in Brazilian contemporary cinema dystopias. Every dystopian science fiction undertakes the mission of creating a unique universe in which its narrative takes place. In the characterisation of these inventive scenarios, the audience is presented with political, civic, artistic, environmental, social and behavioural themes which will be developed throughout the plot. When conceiving a somber future, this film genre frequently positions television, radio and newspapers in diversified, creative and strategic ways in order to highlight meaningful information from the dystopian universes presented, their characters and plots. In the present study, I will analyse the insertion of these elements in six Brazilian films of the genre, released between 2009 and 2019, aiming to understand the narrative functions that they have in each of these cinematographic fictional works. The films are: Cold Tropics (Kleber Mendonça Filho, 2009), Batguano (Tavinho Teixeira, 2014), White Out, Black In (Adirley Queirós, 2014), Once There Was Brasília (2017, Adirley Queirós), Sol Alegria (Tavinho Teixeira, Mariah Teixeira, 2018) and Bacurau (Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles, 2019). |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/147185 |
| Designação: | Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Cinema e Televisão |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| (VERSÃO FINAL) JUBILUT, Luísa Moretti. Dissertação. (2).pdf | 62,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











