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http://hdl.handle.net/10362/14654Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Simões, Daniela Filipa Teixeira | - |
| dc.date.accessioned | 2015-04-09T09:22:13Z | - |
| dc.date.available | 2015-04-09T09:22:13Z | - |
| dc.date.issued | 2014-10 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/14654 | - |
| dc.description.abstract | A presente dissertação debruça-se sobre o estudo do azulejo arte nova português, procurando relaciona-lo com o panorama artístico e cultural em vigor nos anos finais do século XIX e primeiros do século XX. O modo como o fenómeno da Arte Nova foi entendido em Portugal influenciará a interpretação que este terá ao nível do suporte azulejar, em particular no processo de “aportuguesamento” de muitos dos motivos e formas empregues, numa solução de compromisso entre uma necessidade de actualização estética e uma vontade de salvaguarda do que se considerava ser a essência da arte portuguesa, ligada a valores pitorescos e cenários ruralizantes. A compreensão do azulejo arte nova português implica igualmente uma análise da sua relação com a arquitectura coeva, com a qual este estabeleceu um diálogo de grande proximidade, bem como dos processos e técnicas utilizadas para o seu fabrico e de quais as principais fábricas responsáveis pela sua produção. A distribuição geográfica das composições artenovizantes pelo território nacional é outra das vertentes abordadas, devendo ainda salientar-se a questão da autoria, frequentemente dificultada pelo anonimato da maioria dos exemplares azulejares. Entre tradição e modernidade, cidade e campo, terra e mar, o azulejo arte nova português assume-se como um dos diversos fenómenos artísticos capazes de materializar as aspirações, mas também as contradições e anseios de um século que, tal como apontado por José-Augusto França, se definiu como o mais longo da História da Arte portuguesa. | por |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.rights | openAccess | por |
| dc.subject | Arte Nova | por |
| dc.subject | Azulejo | por |
| dc.subject | Fábrica | por |
| dc.subject | Pitoresco | por |
| dc.subject | Identidade | por |
| dc.subject | Portugalidade | por |
| dc.subject | Painel | por |
| dc.subject | Campo | por |
| dc.subject | Cidade | por |
| dc.subject | Tile | por |
| dc.subject | Factory | por |
| dc.subject | Picturesque | por |
| dc.subject | Portuguese identity | por |
| dc.subject | Panel | por |
| dc.subject | Countryside | por |
| dc.subject | City | por |
| dc.title | Entre " A Cidade e as Serras" : o azulejo arte nova português no panorama artístico dos primorios do século XX | por |
| dc.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.discipline | variante contemporânea | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em História da Arte | por |
| dc.identifier.tid | 201040115 | - |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DHA - Dissertações de Mestrado | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tese versão final.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
| anexo de imagens final.pdf | 348,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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