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http://hdl.handle.net/10362/14522
Título: | Satisfação profissional dos médicos dentistas na utilização do cheque-dentista : um estudo exploratório no concelho de Lisboa |
Autor: | Rolo, Sílvia Mateus |
Orientador: | Graça, Luís |
Palavras-chave: | Satisfação profissional Saúde oral Médico dentista Cheque-dentista Job satisfaction Oral health Dentist Dentist-voucher |
Data de Defesa: | 2014 |
Resumo: | RESUMO - A satisfação profissional é um fenómeno amplamente estudado e esse interesse decorre da
influência que a mesma pode exercer sobre o trabalhador, afetando a sua saúde, atitudes,
comportamento profissional e social, com repercussões tanto para a sua vida privada como
para as organizações. Considerando a tendência mundial de se aproximarem os perfis da
profissão para um perfil único e de que a investigação sobre a satisfação profissional dos
médicos dentistas em vários países estar presentemente a ser divulgada, seria importante
avaliar a situação em Portugal para fins comparativos.
O presente estudo teve como objetivo investigar o grau de satisfação profissional dos médicos
dentistas na utilização do cheque-dentista no concelho de Lisboa, procurando estabelecer
relações entre as diferentes dimensões da satisfação profissional e variáveis socioprofissionais.
Um questionário de autopreenchimento foi enviado por e-mail para as clínicas onde os
médicos dentistas trabalham, num total de 99 obtendo-se uma taxa de resposta de 24,2%.
Verificou-se que em relação à satisfação profissional em geral nas várias dimensões
questionadas, é a relação profissional/paciente que os médicos dentistas consideram como
mais importante logo seguida da realização pessoal e profissional. Como menos importante os
médicos dentistas referiram o status/prestígio e a segurança profissional. Já no campo da
satisfação profissional no âmbito do cheque-dentista concluiu-se que mais próximo do grau de
satisfeito se encontra a relação estabelecida com o paciente assim como a relação de trabalho
com a equipa. No grau de satisfação mais baixo, de total insatisfação encontra-se o número de
tratamentos que são permitidos efetuar em cada cheque-dentista e um último lugar encontrase
o valor remuneratório do cheque-dentista. Comparando a satisfação profissional com o
cheque-dentista entre géneros, verificou-se que apenas na dimensão do valor remuneratório
do cheque-dentista existem diferenças estatisticamente significativas (p=0,026), sendo que o
género feminino demonstra maior satisfação que o género masculino.
O número de participantes não foi suficiente para que se possa generalizar os resultados para
a população. É necessária a realização de mais estudos neste âmbito com um maior número de
profissionais de forma a que os resultados sejam estatisticamente significativos. ABSTRACT - Job satisfaction is a widely studied phenomenon, and this interest stems from the influence which it may exert on the worker, affecting their health, attitudes, social and professional behavior, with implications for both private life as for organizations. Considering the global trend of approaching the profiles of the profession to a single profile and that research on job satisfaction of dental practitioners in various countries is currently being disclosed, would be important to assess the situation in Portugal for comparative purposes. The present study aimed to investigate the degree of job satisfaction of dental practitioners in the use of the dentist-voucher in the municipality of Lisbon, looking to establish relationships between different dimensions of job satisfaction and socio-professional variables. A selfadministered questionnaire was sent by email to the clinics where dentists work, a total of 99 yielding a response rate of 24.2%. It was found that in relation to job satisfaction generally questioned in several dimensions, is the professional / patient relationship that dentists consider as more important soon followed the personal and professional fulfillment. As less important dentists mentioned the status/prestige and job security. In the field of job satisfaction within the dentist-voucher we concluded that the nearest degree is satisfied in the established relationship with the patient as well as the working relationship with the team. At the lowest level of satisfaction, total dissatisfaction, is the number of treatments that are allowed in each dentist-voucher and in last place is the salary amount of the dentist-voucher. Comparing job satisfaction with the dentist-voucher with gender, only in the salary amount of the dentist-voucher was found statistically significant differences (p = 0.026), whereas the females show greater satisfaction than male gender. The number of participants was not enough so that we can generalize results to the population. Conducting more studies in this area to a greater number of professionals is required so that the results are statistically significant. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/14522 |
Designação: | Curso de Mestrado em Gestão da Saúde |
Aparece nas colecções: | ENSP - Dissertações de Mestrado em Gestão da Saúde |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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RUN - Dissertação de Mestrado - Silvia Rolo.pdf | 2,83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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