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http://hdl.handle.net/10362/144949
Título: | Os têxteis "sino-portugueses" dos séculos XVI a XVIII: Problematização historiográfica e terminológica |
Autor: | Serra, Rita Ribeiro Castro |
Orientador: | Campos, Alexandra Curvelo da Silva |
Palavras-chave: | Têxteis sino-portugueses China Portugal Terminologia Museus Sino-Portuguese textiles Terminology Museums |
Data de Defesa: | 13-Set-2022 |
Resumo: | Durante o período moderno (séculos XV-XVIII), com os primeiros contactos entre Portugal e a Ásia, observamos uma chegada significativa de têxteis bordados asiáticos com destino a Portugal e, consequentemente, à Europa. Estes objetos configuram-se como importantes testemunhos de uma nova era de relações interculturais inseridas no contexto ultramarino português na Ásia. Nesta conjuntura, a partir do século XVI, começa a chegar uma considerável diversidade de tipologias de têxteis chineses, maioritariamente através de Macau e Cantão. Estes bens patenteiam grandes novidades a nível plástico, cromático, iconográfico, material e técnico, estando, por sua vez, na origem da criação de manufaturas portuguesas neles inspiradas. Devido à conjuntura em que surgiram estes têxteis, os mesmos forma apelidados sino-portugueses, apresentando-se como uma representação material das relações culturais e artísticas estabelecidas entre Portugal e a China. Contudo, devido ao seu domínio amplo e complexo, o estudo do universo e do conceito que enforma os têxteis sino-portugueses tem recebido reduzida atenção. Efetivamente, o conceito de sino-português não se encontra ainda bem definido na historiografia portuguesa e estrangeira. Desta forma, esta dissertação surge na tentativa de identificar e caracterizar este grupo de objetos, de modo a examinar a aplicabilidade desta nomenclatura no panorama historiográfico e museológico português. During the early modern period (15th-18th centuries), with the first contacts between Portugal and Asia, we observe a significant arrival of Asian embroidered textiles to Portugal and consequently to Europe. These objects are important testimonies of a new era of intercultural relations within the Portuguese overseas context in Asia. During this juncture, from the 16th century onwards, a vast diversity of types of Chinese textiles began to arrive, mainly through Macao and Canton. These goods showed great plastic, chromatic, iconographic, material and technical novelties, and, in turn, allowed the creation of Portuguese manufactures inspired by them. Due to the context in which these textiles appeared, they were labelled Sino Portuguese, presenting themselves as a material representation of the cultural and artistic relations established between Portugal and China. However, due to its broad and complex domain, the study of the universe and the concept that shapes Sino-Portuguese textiles has received little attention. The concept of sino-portuguese is not yet well defined in Portuguese and foreign historiography. Thus, this dissertation arises in an attempt to identify and characterize this group of objects, in order to examine the applicability of this nomenclature in the Portuguese historiographic and museological panorama. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/144949 |
Designação: | Mestrado em História da Arte, especialização em Artes da Época Moderna e da Expansão |
Aparece nas colecções: | FCSH: DHA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação de Mestrado _ Rita Serra.pdf | 3,53 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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