Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/143999| Título: | A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal |
| Autor: | Jorge, Noémia |
| Palavras-chave: | Géneros orais Reportagem Manuais escolares Programa curricular Português Oral genres Reportage Textbooks Study programme Portuguese |
| Data: | 2022 |
| Resumo: | Pretende-se analisar neste artigo a forma como a compreensão de textos e de géneros orais (com enfoque na reportagem) é atualmente didatizada no ensino secundário português, através do confronto entre documentos curriculares e manuais escolares (10.º ano de escolaridade). Seguindo os pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (noções de texto e de género de texto; modelo de análise textual), a análise permitirá concluir que, embora os documentos curriculares concebam os textos orais numa lógica de complexidade crescente, nos manuais escolares, os textos/géneros orais tendem a ser encarados como meros “materiais” a que se recorre para criar atividades lúdicas ou para estabelecer relações intertextuais com obras literárias. // The aim of this article is to analyze how the comprehension of oral texts and genres (with focus on the reportage) is currently taught in Portuguese secondary education, by comparing curricular documents and textbooks (10th grade). Following the theoretical and methodological assumptions of socio-discursive interactionism (notions of text and text genre; textual analysis model), the analysis will allow to conclude that, although the curricular documents conceive oral texts in a logic of "increasing complexity", in the textbooks, oral texts/genres tend to be seen as mere "materials" which are used to create entertaining activities or to establish intertextual relations with literary works. |
| Descrição: | UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 |
| Peer review: | yes |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/143999 |
| ISSN: | 1415-2533 |
| Aparece nas colecções: | FCSH: CLUNL - Artigos em revista nacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 37928_Texto_do_artigo_164112_1_10_20220911.pdf | 578,38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











