Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/140417| Título: | A canção como recurso didático no ensino de português e de francês língua estrangeira |
| Autor: | Cardoso, Paulo Jorge Marques |
| Orientador: | Dechamps, Christina Philomène Léa Marie-José Valentim, Helena Virgínia Topa |
| Palavras-chave: | Canção Recurso didático Género Português Francês língua estrangeira Competências Song Didactic resource Genre Portuguese language French language as a foreign language Skills |
| Data de Defesa: | 21-Abr-2022 |
| Resumo: | O presente relatório é o resultado da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário sobre a utilização da canção como recurso didático. O principal objetivo deste relatório é o de demonstrar a relevância da utilização da canção como recurso didático com vista ao desenvolvimento de competências fulcrais no ensino do português e do francês. A PES inclui a lecionação a turmas de 12.ºAno de Português, na Escola Secundária Padre Alberto Neto, e a turmas de 9º ano de Francês, na Escola Básica de 2.º e 3.ºciclos Galopim de Carvalho. No presente relatório, é apresentada uma reflexão teórica baseada em diversos autores, numa procura ativa de fundamentações para a aplicação da canção como ferramenta pedagógica, todas elas convergindo quanto à relevância da utilização deste género. São ainda apresentadas estratégias utilizadas na utilização da canção, por um lado, no ensino do português e, por outro lado, no ensino do francês língua estrangeira. This report is the result of the Supervised Teaching Practice, carried out in the sphere of the Master's Degree in Teaching portuguese language and foreign language in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education on the use of song as a didactic resource. The main of this report is to demonstrate the relevance of using song as a didactic resource for the development of key competences in the teaching of portuguese language and french language. The Supervised Teaching Practice included the teaching of portuguese language to 12th grade classes, at Secondary School Padre Alberto Neto and to french language 9th grade classes, at Basic School Galopim de Carvalho. In the present report, a theoretical reflection based on several authors is presented, in an active search for foundations for the application of the song as a pedagogical tool, all of them converging on the relevance of the use of this genre. We also present strategies used in the use of song, on one hand, in the teaching of portuguese language and, on the other hand, in the teaching of french language as a foreign language. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/140417 |
| Designação: | Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Paulo_Cardoso_nº57577_Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Se~1.pdf | 7,83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











