Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/137796
Title: Ferramentas pedagógicas para a comunicação do património: o Projeto Castelo de Vide - aprender com arqueologia
Author: Silva, Margarida Onofre Mendes da
Advisor: Tente, Catarina
Keywords: Arqueologia
Castelo de Vide
Património
Alto Alentejo
Público escolar
Arqueologia Pública
Atividades Pedagógicas
School children
Public Archaeology
Teaching Resources
Heritage
Defense Date: 14-Mar-2022
Abstract: Castelo de Vide, embora sendo um território pequeno com cerca de 264 km2 de área, é um local que se encontra repleto de evidências arqueológicas, que se verificam por vários períodos cronológicos. No entanto, escasseiam intervenções no âmbito de divulgação e valorização do património arqueológico, caso que, por norma, é extensível ao território nacional. O presente trabalho propõe-se a trabalhar este desafio, criando ferramentas pedagógicas para a divulgação arqueológica do concelho de Castelo de Vide. Estas ferramentas são fichas de atividades educativas desenvolvidas para um público infantil definido entre os 8 e os 10 anos, a realizar em ambiente escolar, promovendo a cultura e o património histórico-arqueológico, de maneira a auxiliar os membros mais jovens da comunidade local a conhecer e valorizar os sítios arqueológicos da região onde vivem. Assim, este projeto surge, não só como uma proposta de divulgação do património arqueológico do concelho de Castelo de Vide, mas também enquanto contributo para a defesa e divulgação do património local, podendo posteriormente ser adaptado a outras regiões do país, que possuam características patrimoniais e demográficas semelhantes.
Although a small territory with only about 264 km2 of area, Castelo de Vide is a place with plenty archaeological remains, situated throughout various chronological periods. Nonetheless, there is a lack of outreach when it comes to communication and awareness of these types of heritage, which unfortunately is the norm in Portugal. This project tries to work on this issue by creating a collection of teaching resources for communicating Castelo de Vide’s archaeological estate. These tools are educational activities for children between 8 and 10 years old in schools, promoting culture, historical and archaeological local heritage, to help the youngest members of the local community to recognize and value their own cultural patrimony. In a way, this project attempts to facilitate the communication of Castelo de Vide’s archaeological evidence, but it also tries to create new ways of defending and communicating different aspects of local heritage, allowing it to be replicated to other places where archaeological evidence and demographics are similar.
URI: http://hdl.handle.net/10362/137796
Designation: Mestrado em Arqueologia
Appears in Collections:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
magarida_silva_2019109085_MA.pdf21,21 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.