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http://hdl.handle.net/10362/137265
Título: | A acreditação enquanto determinante da qualidade dos cuidados de saúde no bloco operatório |
Autor: | Pinto, Isabel Catarina Pedroso |
Orientador: | Boto, Paulo |
Palavras-chave: | qualidade em saúde acreditação demora média quality of health accreditation average delay |
Data de Defesa: | 2020 |
Resumo: | RESUMO - Introdução: O maior enfoque na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados
originou o foco das políticas de saúde em processos de avaliação e de acreditação.
Espera-se que a acreditação hospitalar melhore a qualidade dos cuidados e proporcione
melhores resultados em saúde através de avaliação sistemática e implementação de
ações. Pretendeu-se comparar o desempenho de blocos operatórios de hospitais
públicos acreditados com blocos operatórios de hospitais públicos não acreditados, em
Portugal continental.
Metodologia: Foram selecionados os procedimentos cirúrgicos colecistectomia por
laparoscopia, redução fechada de fratura fémur com fixação interna para o hospital X
acreditado e para o hospital X não acreditado, bem como para o hospital Y acreditado
e hospital Y não acreditado. Adicionalmente, a colecistectomia por laparotomia foi
analisada apenas para o par de hospitais X e a substituição parcial da anca foi analisado
para o par Y. A delimitação temporal foi o ano de 2016.
Resultados: Os resultados indicam que para o par X de hospitais, o hospital não
acreditado tem uma taxa de mortalidade superior ao hospital acreditado, com uma
diferença estatisticamente significativa. Relativamente à demora média, e com
significância estatística, o hospital X acreditado apresentou demoras médias superiores
ao seu par não acreditado para todos os procedimentos estudados. No par de hospitais
Y, o Y acreditado apresenta demoras médias inferiores ao Y não acreditado, também
para todos os procedimentos estudados.
Conclusão: No grupo de hospitais Y, existe uma relação entre o estatuto de acreditação
e melhoria de resultados (quando medida pela demora média). No grupo de hospitais
X, esta relação (acreditação – melhoria de resultados) só é verificada para a mortalidade
no procedimento colecistectomia por laparotomia, não existindo nos restantes
indicadores de resultados. ABSTRACT - Introduction: The greater focus on improving the quality of provided health care gave rise to focusing health policies on assessment and accreditation processes. Hospital accreditation is expected to improve the quality of care and provide better health outcomes through systematic assessment and change implementation. This study intends to compare the performance of operating rooms in accredited public hospitals with operating rooms in non-accredited public hospitals in mainland Portugal. Methodology: Laparoscopic cholecystectomy and closed reduction of femur fracture with internal fixation were selected to compare Centro Hospitalar Lisboa Central and Centro Hospitalar Lisboa Norte hospitals, as well as Centro Hospitalar Leiria Pombal and Hospital de Santarém. Additionally, laparotomy cholecystectomy was analyzed only for the Lisbon region hospital pair, and partial hip replacement was analyzed for the Centro Hospitalar Leiria Pombal and Hospital de Santarém pair. The time frame was 2016. Results: For the hospital pair X, mortality rate is significantly higher in the no-accreditaton hospital compared to the accredited hospital. Average delay is higher in the X accredited hospital than in the X no-accreditation hospital. Concerning the hospital pair Y, the accredited hospital has lower average delays for all the surgical procedures. Conclusion: For the hospital pair Y, accreditation is related to improvement results (as measured by average delay). For the hospital pair X, this relation is only observed in mortality after laparotomic cholecystectomy, not existing in the other indicators |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/137265 |
Designação: | Mestrado em Gestão da Saúde |
Aparece nas colecções: | ENSP - Dissertações de Mestrado em Gestão da Saúde |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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