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dc.contributor.advisorOrghian, Diana-
dc.contributor.authorFreitas, Tiago Miguel Pestana da Costa Sande de-
dc.date.accessioned2022-04-27T11:17:14Z-
dc.date.available2022-04-27T11:17:14Z-
dc.date.issued2022-04-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/137019-
dc.descriptionDissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Marketing Intelligencept_PT
dc.description.abstractA sustentabilidade ambiental tem cada vez mais importância em todas as indústrias, fazendo com que estas tentem crescer e expandir-se de forma mais sustentável. Na indústria da construção, é utilizada a madeira como material sustentável, visto que é uma matéria-prima renovável. Contudo, a madeira também está associada a várias atitudes negativas por parte dos consumidores relativamente à sua durabilidade e risco de incêndio, apesar da literatura existente defender que estas têm requisitos estruturais semelhantes às casas tradicionais. Este estudo propôs-se a compreender a atitude dos consumidores portugueses em relação a casas de madeira para habitação, de forma a poder melhorar possíveis estratégias de marketing, assim como a perceber se existem diferenças significativas entre grupos, como idade, local de residência, nível de escolaridade, familiaridade e valores ambientais. De forma a responder aos objetivos e hipóteses delineadas foi realizado um questionário a 365 indivíduos residentes em Portugal. Analisando os dados é possível concluir que a população portuguesa ainda tem muitas incertezas e atitudes negativas em relação às casas de madeira para habitação, existindo muita desinformação e desconhecimento sobre o tema. No entender da amostra, as principais desvantagens das casas de madeira são a durabilidade, qualidade e segurança contra incêndios. Fazendo com que prefiram optar por uma casa tradicional. Apesar disto, a amostra apresenta boas atitudes relativamente aos custos e à sustentabilidade. Concluo ainda que existe uma abertura para possíveis penetrações no mercado, e que deveriam existir mais campanhas de marketing informativas de forma a “educar” o consumidor.pt_PT
dc.description.abstractEnvironmental sustainability is increasingly important in all industries, making them try to grow and expand more sustainably. In the construction industry, wood is used as a sustainable material, as it is a renewable raw material. However, wood is also associated with several negative attitudes by consumers regarding its durability and fire risk, despite the existing literature defending that these have structural requirements similar to traditional houses. This study aimed to understand the attitude of Portuguese consumers towards wooden houses, to improve possible marketing strategies, as well as to understand if there are significant differences between groups, such as age, place of residence, education level, familiarity, and environmental values. To respond to the outlined objectives and hypotheses, a questionnaire was carried out to 365 individuals residing in Portugal. Analyzing the data, it is possible to conclude that the Portuguese population still has many uncertainties and negative attitudes towards wooden houses, with a lot of misinformation and a lack of knowledge on the subject. In the opinion of the sample, the main disadvantages of wooden houses are durability, quality, and fire safety. Making them prefer to opt for a traditional house. Despite this, the sample has good attitudes towards costs and sustainability. It also possible to conclude that there is an opening for possible market penetration and that there should be more informative marketing campaigns in order to “educate” the consumer.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectAtitude do consumidorpt_PT
dc.subjectCasa de madeirapt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectConsumer perceptionpt_PT
dc.subjectWooden housept_PT
dc.subjectSustainabilitypt_PT
dc.titleAtitude dos consumidores portugueses em relação às casas de madeira para habitação: Uma análise ao presentept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Informação, especialização em Inteligência de Marketingpt_PT
dc.identifier.tid203000099pt_PT
Aparece nas colecções:NIMS - Dissertações de Mestrado em Gestão da Informação (Information Management)

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