Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/136266
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRyan, Bartholomew-
dc.contributor.authorCastorina, Roberta-
dc.date.accessioned2022-04-12T13:19:58Z-
dc.date.available2023-01-27T01:31:37Z-
dc.date.issued2022-01-27-
dc.date.submitted2021-09-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/136266-
dc.description.abstractA presente dissertação visa, sob um ponto de vista filosófico, aproximar-se da reflexão teórica sobre as interconexões entre ecologia e imaginação. O principal objetivo deste trabalho é explorar como, através da imaginação, é possível desenvolver um “pensamento ecológico” a fim de explorar a habilidade de responder e resistir perante a chamada “crise ecológica”. Por outras palavras, significa questionar o antropocentrismo e comprometer-se, criativamente, a imaginar as coisas de novo, a desenvolver novas formas de convivência, de leitura e de escrita da(s) realidade(s). Na presente dissertação explora-se a crise “ecológica” como crise não somente do oikos, mas sobretudo do logos, portanto, das narrativas. Para possibilitar formas de resistir a esta crise, propomos que o pensamento se aproxime dos gestos das crianças, de forma como pensam, agem, observam e habitam o mundo, e, portanto, também de como aproximam-se do outro e por ele deixam-se contaminar. Isto não significa imitar a criança ou assumir atitudes “infantis”, mas significa “devir-criança”, ou seja, abandonar a perspectiva social e biologicamente definida para pensar a criança como uma força inventiva num processo de abertura, destruição e criação de mundos. “Devir-criança” significa compor, inventar e imaginar com a força que cruza a criança e ter a coragem de sair dos nossos lugares de abrigo para ir de encontro ao novo e ao imprevisível através do jogo da linguagem e da imaginação, num movimento inextricável entre fantasia e realidade, vigília e sonho. Nesse sentido, “devir-criança” representa uma “ponte” entre a cidade e a floresta, pois invenção e imaginação podem representar ferramentas eficazes para contribuir para a formação de um pensamento ecológico do qual possam florescer outras narrativas assim para “reflorestar” o pensamento e imaginar outras formas de habitar a terra.pt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation aims to approach theoretical reflection on the interconnections between ecology and the imagination from a philosophical point of view. The main objective of this work is to explore how, through imagination, it is possible to develop an “ecological thought” in order to explore the ability to respond and resist in the face of the so-called “ecological crisis”. In other words, it means questioning anthropocentrism and committing oneself, creatively, to imagine things anew, to develop new ways of living together, and of reading and writing reality/realities. In fact, the present dissertation explores the “ecological” crisis as a crisis not only of the oikos, but above all of the logos – i.e. forms of narratives. In order to enable forms of resistance to this crisis, I propose that thought may approach the gestures of children, in terms of how they think, act, observe and inhabit the world, and, therefore, also in terms of how they approach the other and let themselves be contaminated by the other. This does not mean imitating the child or assuming “childlike” attitudes, but it means “becoming-child”, that is, abandoning the socially and biologically defined perspective to think of the child as an inventive force in a process of opening, destroying and creating worlds. To “become-child” means to compose, invent and imagine with the strength and openness of the child and to have the courage to leave our places of shelter to meet the new and the unpredictable through the play of language and imagination, in an inextricable movement between fantasy and reality, waking and dreaming. In this sense, “becoming-child” represents a “bridge” between the city and the forest, since invention and imagination can represent effective tools in contributing to the formation of an ecological thought from which other narratives can flourish in order to “reforest” thought and to imagine other ways of inhabiting the earth.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDevir-criançapt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectImaginaçãopt_PT
dc.subjectPensamento ecológicopt_PT
dc.subjectEcologiapt_PT
dc.subjectLogospt_PT
dc.subjectNarrativapt_PT
dc.subjectFantasiapt_PT
dc.subjectBecoming-childpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectImaginationpt_PT
dc.subjectEcological thoughtpt_PT
dc.subjectEcologypt_PT
dc.subjectNarrativept_PT
dc.subjectFantasypt_PT
dc.titleDevir-criança: práticas de imaginação entre a cidade e a florestapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Filosofia, especialização em Filosofia Estéticapt_PT
dc.identifier.tid202959252pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DF - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Roberta_Castorina_2019109366_MFE.pdf1,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.