Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/135213
Title: Das atividades sociais às propriedades dos textos
Author: Rosa, Rute
Ricciardi, Natalia
Keywords: Comentário em redes sociais
Interacionismo Sociodiscursivo
Estudo comparativo
Análise interlinguística de géneros
Issue Date: 2021
Publisher: NOVA FCSH/CLUNL
Abstract: Inscrevendo-se no âmbito da Linguística do Texto e privilegiando o quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, [1997] 1999), esta proposta reflete sobre a necessidade de analisar as novas formas de construção textual associadas à emergência de meios e suportes digitais e tem como objetivo contribuir para a caracterização do comentário em redes sociais. Para tal, privilegiando a perspetiva teórica e instrumentos de análise do ISD, apresenta-se uma análise exploratória comparativa de um corpus bilingue (português europeu / espanhol rio-pratense), constituído por comentários produzidos na rede social Facebook, em periódicos jornalísticos portugueses e argentinos. A partir dos resultados obtidos, concluímos que apesar de o comentário em redes sociais ser um género maleável, sem fronteiras definidas, e intrinsecamente associado às propriedades, dinamismo e mutações do quadro social em que é produzido, apresenta algumas características singulares, designadamente contextuais, composicionais, enunciativas e linguísticas distintivas derivadas dos diferentes recursos próprios das duas línguas naturais.
Description: UIDB/LIN/03213/2020 UIDB/03213/2020 UIDB/LIN/03213/2020 PD/BD/113974/2015
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/135213
DOI: https://doi.org/10.34619/j1un-mh49
ISBN: 978-972-9347-38-2
Appears in Collections:FCSH: CLUNL - Capítulo de livros nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FINAL_10_19.pdf1,61 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.