Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/132863
Título: E-Commerce shipping platform: in a portuguese shipping company
Autor: Santos, Rafael Veríssimo
Orientador: Costa, Maria Manuela Simões Aparício da
Palavras-chave: Shipping Company
E-commerce
Internet
Shipping Platform
Empresa de Transporte Marítimo
Plataforma de Transporte Marítimo
SDG 9 - Industry, innovation and infrastructure
SDG 9 - Inovação infraestrutura
Data de Defesa: 17-Jan-2022
Resumo: The globalization supported with internet evolution is creating a new open door for many traditional industries. One of them is the shipping industry. Online platforms are transforming this industry in an industry available 24/7 and worldwide for clients as well, since the vessels never stop. With containers distributed all around the world and all countries needing to import cargo to achieve some primary internal demands, the shipping industry is reinventing its way of working, creating ecommerce platforms. In this specific project, the goal will be to create a conceptual model of an ecommerce shipping platform for a Portuguese Shipping Company, being an opportunity to reinforce its presence in the national market and to expand to international market. This conceptual model was created based in the platforms existent in the market and validate with published articles. This model was discussed with the stakeholders to adapt it to the reality of the market. An analysis was performed in order to determine the best solution to implement this platform, looking for the cost and the adaptability. Of course, results will show that the cost and adaptability do not go in the same direction, and could be a point to analyse while looking for a better solution in long-term.
A globalização em conjunto com a evolução da Internet abre novas portas para diversas indústrias tradicionais. Uma delas é a indústria do Transporte Marítimo. As plataformas online estão a transformar esta indústria numa indústria disponível para clientes de todo o mundo 24 horas por dia, 7 dias por semana, sendo que os navios nunca param. Existem contentores distribuídos pelo mundo inteiro e todos os países necessitam de importar mercadoria para responder a alguma necessidade primária que tenham e a indústria do transporte marítimo tem-se reinventado na forma como trabalha criando plataformas de e-commerce. Neste projeto especificamente, o objetivo será criar um modelo conceptual de uma plataforma de transporte marítimo para e-commerce para ser utilizada numa empresa portuguesa de transporte marítimo, sendo uma oportunidade para reforçar a sua presença no mercado nacional e, ao mesmo tempo expandi-la para o mercado internacional. Este modelo conceptual foi criado baseado nas plataformas já existentes no mercado e validado através dos artigos publicados. O modelo foi discutido com os stakeholders de forma a adaptá-lo à realidade do mercado em questão. Também foi analisada qual seria a melhor solução a ser implementada na perspetiva de custo e de adaptabilidade, sendo que os resultados mostram diferenças entre a perspetiva do custo e da adaptabilidade, tornando-se um ponto a analisar quando for estudada qual a melhor solução a longo prazo.
Descrição: Project Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Information Systems and Technologies Management
URI: http://hdl.handle.net/10362/132863
Designação: Mestrado em Gestão de Informação, especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
Aparece nas colecções:NIMS - Dissertações de Mestrado em Gestão da Informação (Information Management)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TGI496B.pdf1,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.