Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/132240
Título: O desenvolvimento de competências geográficas através da utilização de imagens nas Apps. Aliar o pensamento crítico e criativo ao saber científico, técnico e tecnológico
Autor: Conceição, Pedro Manuel Alfaia
Orientador: Câmara, Ana Cristina
Casimiro, Pedro Cortesão
Palavras-chave: Geografia
Apps
Inovação
Competências
Geografia
Imagem
Metodologias ativas
PASEO
Active methodologies
Geography
Image
Innovation
Skills
Data de Defesa: 14-Dez-2021
Resumo: Num mundo VICA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), é necessário que o ensino e a aprendizagem acompanhem o ritmo acelerado imposto pela sociedade. O acesso à informação para criação de conhecimento é cada vez mais rápido e está relacionado com a evolução tecnológica. Esta evolução é acompanhada pelos alunos que vêem nas metodologias mais inovadoras um fator de motivação adicional para a sua aprendizagem. Neste contexto, a introdução de metodologias ativas facilita a integração dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Neste relatório pretende-se desenvolver a utilização da imagem associada às aplicações móveis (apps) como forma de desenvolvimento de competências geográficas (científicas), técnicas e tecnológicas, numa turma de 8ª ano. Os alunos têm a oportunidade de construir o seu conhecimento, em oposição à exposição de conteúdos feita pelo professor e associado à construção do saber memorista, de uma forma inovadora e com recurso a novas tecnologias. Pretende-se analisar a eficácia e a eficiência da utilização destas metodologias, com recurso à imagem nas apps, no desenvolvimento das competências expressas nas Aprendizagens Essenciais (AE) de Geografia, no desenvolvimento das diferentes áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e integrando, sempre que possível, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). Para tal, foram utilizadas, entre outras, as apps Thinglink e Actionbound, para potenciar a aprendizagem dos alunos e torná-la mais dinâmica, interativa e inovadora. A partir da análise de resultados e do feedback dos alunos foi possível aferir que a imagem aliada às apps constitui uma mais-valia para o processo de ensino do professor e de aprendizagem dos alunos. Estas metodologias apresentam-se como um fator de motivação para a aprendizagem e contribuem para desenvolvimento das AE de Geografia e das competências inscritas no PASEO, tornando os alunos mais despertos e capazes para o mundo que os rodeia, do ponto de vista de uma cidadania territorial mais ativa inscrita na ENEC, pelo que não devem ser descuradas da prática letiva dos professores.
In a VUCA (volatile, uncertain, complex, and ambiguous) world, it is necessary that teaching, and learning keep up with the fast pace imposed by society. Access to information for the creation of knowledge is increasingly faster and is related to technological evolution. This evolution is accompanied by the students who see in the most innovative methodologies an additional motivation factor for their learning. In this context, the introduction of active methodologies facilitates the integration of students in the teaching and learning process. In this report we intend to develop the use of image associated to mobile applications (apps) to develop geographic (scientific), technical and technological skills, in an 8th grade class. Students have the opportunity to build their knowledge, as opposed to the exposure of content made by the teacher and associated with the construction of memoristic knowledge, in an innovative way and using new technologies. We intend to analyse the effectiveness and efficiency of the use of these methodologies, using the image in the apps, in the development of the competences expressed in the Essential Learning (EA) of Geography, in the development of the different areas of competences of the Profile of Students Leaving Compulsory Education (PASEO) and integrating, whenever possible, the National Strategy of Education for Citizenship (ENEC). To this end, the apps Thinglink and Actionbound were used, among others, to enhance students' learning and make it more dynamic, interactive, and innovative. Based on the analysis of the results and the students' feedback, it was possible to conclude that the image combined with the apps is an added value to the teacher's teaching and students' learning process. These methodologies are a motivating factor for learning and contribute to the development of Geography AE and the skills included in PASEO, making students more aware and able to the world around them, from the point of view of a more active territorial citizenship included in ENEC, so they should not be neglected in the teaching practice of teachers.
URI: http://hdl.handle.net/10362/132240
Designação: Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio de Mestrado Pedro Conceição_Revistoaposdefesa.pdf5,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.