Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/132132Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Fernandes, Cristina | - |
| dc.date.accessioned | 2022-02-02T23:16:20Z | - |
| dc.date.available | 2022-02-02T23:16:20Z | - |
| dc.date.issued | 2021 | - |
| dc.identifier.other | PURE: 35376405 | - |
| dc.identifier.other | PURE UUID: da1adc4b-a3cb-4e76-a211-a7966c21b632 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/132132 | - |
| dc.description | UIDB/00472/2020 UIDP/00472/2020 | - |
| dc.description.abstract | A recuperação musicológica e consequente estreia moderna de óperas setecentistas da autoria de compositores portugueses ao longo do século XX limita-se a cerca de uma dezena de títulos, sendo a sua presença nas temporadas do Teatro Nacional de São Carlos de Lisboa e de outras instituições ligadas à actividade musical bastante esporádica, quando comparada com o repertório do cânone lírico internacional. Entre as óperas do século XVIII resgatadas dos arquivos e bibliotecas que subiram aos palcos lisboetas no último século encontram-se O Amor Industrioso, de João de Sousa Carvalho (1943); Ouro não Compra Amor, de Marcos Portugal (1953); Penélope (serenata), de João de Sousa Carvalho (1955); A Vingança da Cigana, de António Leal Moreira (1964); La Spinalba, de Francisco António de Almeida (1965); As Guerras do Alecrim e Manjerona, de António Teixeira (1972); As Variedades de Proteu, de António Teixeira (1982); Lo Spirito di Contradizione, de Jerónimo Francisco de Lima (1985); Testoride Argonauta de João de Sousa Carvalho (1987); e As Damas Trocadas, de Marcos Portugal (1994). Trata-se de um universo bastante circunscrito, que nos permite analisar de que forma os discursos críticos em torno deste repertório se foram transformando ao longo do tempo e o modo como reflectem aspectos histórico-culturais, práticas e tradições interpretativas, e convições ideológicas. Serão igualmente tidos em conta o perfil dos críticos envolvidos e o papel da imprensa em geral na promoção, divulgação e recepção destas obras resgatadas do passado, apresentadas ao mesmo tempo como novidade e como peças relevantes da história da música em Portugal que aspiram a encontrar um lugar junto do público, dos intérpretes e das próprias instituições que as promovem. | en |
| dc.format.extent | 1 | - |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.title | A recuperação de óperas setecentistas portuguesas através da crítica | - |
| dc.type | conferenceObject | - |
| degois.publication.firstPage | - | |
| degois.publication.lastPage | - | |
| degois.publication.title | V Simpósio Internacional Música e Crítica | - |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.description.version | publishersversion | - |
| dc.description.version | published | - |
| dc.title.subtitle | aspectos históricos, interpretativos e ideológicos | - |
| dc.contributor.institution | Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD - NOVA FCSH) | - |
| Aparece nas colecções: | FCSH: INET-MD - Documentos de conferências nacionais | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Caderno_de_Resumos_V_Simposio_Internacional_Musica_e_Critica_4_1_.pdf | 127,18 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











