Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/132132
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dc.contributor.authorFernandes, Cristina-
dc.date.accessioned2022-02-02T23:16:20Z-
dc.date.available2022-02-02T23:16:20Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.otherPURE: 35376405-
dc.identifier.otherPURE UUID: da1adc4b-a3cb-4e76-a211-a7966c21b632-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/132132-
dc.descriptionUIDB/00472/2020 UIDP/00472/2020-
dc.description.abstractA recuperação musicológica e consequente estreia moderna de óperas setecentistas da autoria de compositores portugueses ao longo do século XX limita-se a cerca de uma dezena de títulos, sendo a sua presença nas temporadas do Teatro Nacional de São Carlos de Lisboa e de outras instituições ligadas à actividade musical bastante esporádica, quando comparada com o repertório do cânone lírico internacional. Entre as óperas do século XVIII resgatadas dos arquivos e bibliotecas que subiram aos palcos lisboetas no último século encontram-se O Amor Industrioso, de João de Sousa Carvalho (1943); Ouro não Compra Amor, de Marcos Portugal (1953); Penélope (serenata), de João de Sousa Carvalho (1955); A Vingança da Cigana, de António Leal Moreira (1964); La Spinalba, de Francisco António de Almeida (1965); As Guerras do Alecrim e Manjerona, de António Teixeira (1972); As Variedades de Proteu, de António Teixeira (1982); Lo Spirito di Contradizione, de Jerónimo Francisco de Lima (1985); Testoride Argonauta de João de Sousa Carvalho (1987); e As Damas Trocadas, de Marcos Portugal (1994). Trata-se de um universo bastante circunscrito, que nos permite analisar de que forma os discursos críticos em torno deste repertório se foram transformando ao longo do tempo e o modo como reflectem aspectos histórico-culturais, práticas e tradições interpretativas, e convições ideológicas. Serão igualmente tidos em conta o perfil dos críticos envolvidos e o papel da imprensa em geral na promoção, divulgação e recepção destas obras resgatadas do passado, apresentadas ao mesmo tempo como novidade e como peças relevantes da história da música em Portugal que aspiram a encontrar um lugar junto do público, dos intérpretes e das próprias instituições que as promovem.en
dc.format.extent1-
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.titleA recuperação de óperas setecentistas portuguesas através da crítica-
dc.typeconferenceObject-
degois.publication.firstPage-
degois.publication.lastPage-
degois.publication.titleV Simpósio Internacional Música e Crítica-
dc.peerreviewedyes-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.title.subtitleaspectos históricos, interpretativos e ideológicos-
dc.contributor.institutionInstituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD - NOVA FCSH)-
Aparece nas colecções:FCSH: INET-MD - Documentos de conferências nacionais

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