Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/131107| Título: | Reflexões em torno do teatro-música de Constança Capdeville |
| Autor: | Magalhães, Filipa |
| Palavras-chave: | Constanca Capdeville Performance Teatro-musica Musica contemporanea Portuguesa Music-theatre Portuguese contemporary music |
| Data: | 30-Set-2019 |
| Resumo: | Constança Capdeville é a maior representante do teatro-música em Portugal. As suas composições vão além do musical, incluindo recursos extramusicais, como adereços, luzes, imagens, elementos teatrais e gravações em fita magnética. Esses recursos foram introduzidos nas suas obras, seja para estabelecer ambientes, estados emocionais ou para definir espaços. As obras de teatro-música de Capdeville, apesar de seu sucesso, também suscitaram reações controversas no público. Na perspetiva da compositora, a ópera e o concerto tradicional tinham terminado e, portanto, o conceito do palco deveria ser repensado. Capdeville referiu que, muitas vezes, teve que resolver esse problema criando os seus próprios palcos. Neste artigo, discutiremos o conceito de teatro-música no contexto da música contemporânea portuguesa e as suas influências nas composições de Capdeville. |
| Descrição: | UID/EAT/00693/2019 |
| Peer review: | yes |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/131107 |
| DOI: | https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i11.27385 |
| ISSN: | 2525-9105 |
| Aparece nas colecções: | FCSH: CESEM - Artigos em revista nacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| document_8_.pdf | 438,83 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











