Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/13093Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Castro, Maria João Roque e | - |
| dc.date.accessioned | 2014-09-04T08:58:43Z | - |
| dc.date.available | 2016-07-01T00:30:16Z | - |
| dc.date.issued | 2014-07 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/13093 | - |
| dc.description | Tese de Doutoramento em História da Arte Contemporânea | por |
| dc.description.abstract | Dentro do quadro da História de Arte Contemporânea, a investigação que agora se apresenta relaciona o papel da arte da dança com o poder, caracterizando os seus diálogos e confrontos ao longo do século XX. Utilizada como veículo de propaganda, a dança tornou-se numa arte politizada e facilmente comprometida com o regime que a enquadrava. O fio condutor do estudo percorre uma viagem balizada entre o momento em que a dança se emancipa do teatro lírico – com o primeiros espectáculos dos Ballets Russes em 1909 – até à comemoração do centenário da Companhia, em 2009, data em que se refletiu extensivamente sobre o universo terpsicoreano contemporâneo. É um século que se configura a partir de uma relação político-artística desenvolvida não só nos regimes autoritários da primeira metade de 1900, mas igualmente presente nos regimes democrático-liberais da última metade do século XX. Posicionando-se a partir de dois vectores distintos – compromisso ou revolta – analisa-se transversalmente o cenário internacional e a produção nacional, cruzando a visão do duplo jogo do poder da dança e da dança do poder e integrando-os nas principais criações produzidas ao longo dos últimos cem anos. | por |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.publisher | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | por |
| dc.rights | openAccess | por |
| dc.subject | Arte | por |
| dc.subject | História | por |
| dc.subject | Bailado | por |
| dc.subject | Dança | por |
| dc.subject | Coreografia | por |
| dc.subject | Bailarinos | por |
| dc.subject | Poder | por |
| dc.subject | Política | por |
| dc.subject | Século XX | por |
| dc.subject | Ideologia | por |
| dc.subject | Propaganda | por |
| dc.title | A Dança e o Poder ou o Poder da Dança: Diálogos e Confrontos no século XX | por |
| dc.type | doctoralThesis | por |
| dc.identifier.tid | 101293003 | - |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DHA - Teses de Doutoramento | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tese Maria Joao Castro.pdf | 3,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











