Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/130840
Título: Determinants of E-learning success
Autor: Cidral, Wilmar Audye
Orientador: Oliveira, Tiago André Gonçalves Félix de
Costa, Maria Manuela Simões Aparício da
Di Felice, Massimo
Palavras-chave: E-learning success
User’s perceived satisfaction
Success model
Long-term orientation
E-learning cross country comparison
Sucesso no e-learning
Satisfação percebida do usuário
Modelo de sucesso
Orientação de longo prazo
Comparação de e-learning entre países
Data de Defesa: 10-Dez-2021
Resumo: E-learning systems have been emerging globally. These systems are facilitators in the learning process, playing a key role in universities and organizations' educational strategies. Due to the recent increase in the use of e-learning systems in different scenarios, the way people learn and access knowledge consequently leads to a paradigm shift. Not only does e-learning enable individuals to develop skills in several areas but it is also genuinely flexible. New trends reveal that e-learning systems will likely grow massively. This medium may seem to be the answer to all learning barriers, but users' characteristics and their level of involvement in e-learning systems' success have yet to be better explored. Understanding the determinants of e-learning success is crucial for defining instructional strategies. This thesis seeks to theorize, proposing successful models of e-learning systems, taking into account user characteristics, pedagogical perspectives, and technological aspects. This thesis presents three successful theoretical models and reports the empirical studies for each of the models' validations. The first model determines the impact of satisfaction on the success in e-learning systems. The second model assesses the cultural impact (long-term orientation) and its effect on the success of e-learning. The third model evaluates the e-learning system in a cross-country comparison. The studies were carried out through an electronic survey distributed to higher education students at various education levels and from multiple universities. The studies apply quantitative methods and validate theoretical models using structural equation modeling (SEM). This thesis offers important insights as it presents a theoretical framework to guide e-learning studies. The results demonstrate that first, user’s perceived satisfaction and use are determinants in the individual impact of e-learning. Also, students' long-term orientation influences the positive relationship between e-learning systems' use and the perceived net benefits, demonstrating cultural impact on e-learning success. Furthermore, the cross-country comparison findings revealed that e-learning use and e-learners’ satisfaction are significant determinants of individual impact and the organizational impact of e-learning success for Brazilian and Portuguese students. Another finding was that in both countries, information quality impacts positively on e-learning systems’ use and learners’ satisfaction. These results demonstrate that the quality of the information and system quality explain the user's satisfaction with the e-learning systems and the success at the individual and organizational levels. For future work, we suggest empirical tests with machine learning.
Os sistemas de e-learning têm emergido globalmente. Esses sistemas são facilitadores no processo de aprendizagem, desempenhando um papel fundamental nas estratégias educacionais nas universidades e organizações. Devido ao recente aumento da utilização de sistemas de e-learning em diferentes cenários, consequentemente, a forma como as pessoas aprendem e acessam o conhecimento leva a uma mudança de paradigma. O e-learning não apenas permite que os indivíduos desenvolvam habilidades em várias áreas, mas também é genuinamente flexível. Novas tendências revelam que os sistemas de e-learning provavelmente crescerão enormemente. Este meio pode parecer a resposta a todas as barreiras de aprendizagem, mas as características dos usuários e seu nível de envolvimento no sucesso dos sistemas de e-learning ainda precisam ser mais bem explorados. Compreender os determinantes do sucesso do e-learning é crucial para definir estratégias instrucionais. Esta tese busca teorizar, propondo modelos de sistemas de e-learning de sucesso, levando em consideração as características do usuário, as perspectivas pedagógicas e os aspectos tecnológicos. Esta tese apresenta três modelos teóricos bem-sucedidos e relata os estudos empíricos para cada uma das validações dos modelos. O primeiro modelo determina o impacto da satisfação no sucesso em sistemas de e-learning. O segundo modelo avalia o impacto cultural (orientação de longo prazo) e seu efeito no sucesso do e-learning. O terceiro modelo avalia o sistema de e-learning em uma comparação entre países. Os estudos foram realizados por meio de questionário eletrônico distribuído a estudantes do ensino superior de diversos níveis de ensino e de diversas universidades. Os estudos aplicam métodos quantitativos e validam modelos teóricos usando modelagem de equações estruturais (SEM). Esta tese oferece insights importantes, pois apresenta um quadro teórico para orientar os estudos de e-learning. Os resultados demonstram que, primeiro, a satisfação percebida do usuário e o uso são determinantes no impacto individual do e-learning. Além disso, a orientação de longo prazo dos alunos influencia a relação positiva entre o uso dos sistemas de e-learning e os benefícios percebidos, demonstrando o impacto cultural no sucesso do e-learning. Além disso, os resultados da comparação entre países revelaram que o uso do e-learning e a satisfação dos alunos são determinantes e significativos no impacto individual e organizacional do sucesso do e-learning para alunos brasileiros e portugueses. Outra descoberta foi que, em ambos os países, a qualidade da informação tem um impacto positivo no uso dos sistemas de e-learning e na satisfação dos alunos. Estes resultados demonstram que a qualidade da informação e a qualidade do sistema explicam a satisfação do utilizador com os sistemas de e-learning e o sucesso a nível individual e organizacional. Para futuros trabalhos, sugerimos ensaios empíricos com machine learning.
Descrição: A thesis submitted in partial fulfillment of the requirements for the degree of Doctor in Information Management, specialization in Survey Methodologies and Marketing Research
URI: http://hdl.handle.net/10362/130840
Designação: Doutoramento em Gestão da Informação, especialização em Sondagens e Estudos de Mercado
Aparece nas colecções:NIMS - Teses de Doutoramento (Doctoral Theses)

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