Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/129687
Título: Elementos do design thinking comoferramenta na gestão de marca duranteo COVID-19
Autor: Ishikawa, Fernanda Nishi
Orientador: Pinto, Diego Costa
Palavras-chave: Branding
Crise de Imagem
Covid-19
Design Thinking
Gestão de Marca
Inovação
Logo
Pandemia
Redesign
Brand Management
Image Crisis
Design Thinking
Innovation
Pandemic
Redesign
Data de Defesa: 7-Dez-2021
Resumo: Em tempos de crise, seja econômica, ambiental e/ou social, as empresas escolhem posicionamentos que podem melhorar ou piorar sua brand image perante o público. Dessa forma, saber planejar estratégias de gestão de marca e branding é fundamental para a sobrevivência da organização. Porém, como “pensar fora da caixa” e inovar em um momento incerto e de tantas dúvidas, como o da pandemia atual? A resposta desenvolvida neste trabalho está no estudo de inovação e no uso do método de Design Thinking como uma ferramenta para empresas que redesenharam sua gestão de marca e branding durante a pandemia do COVID-19. Essas mudanças aconteceram pela estratégia das marcas em criar uma imagem positiva em seus consumidores para que estes continuassem escolhendo-as. Portanto, para a conclusão dessa dissertação, foi realizada uma pesquisa qualitativa, consistindo na análise de documentos diversos e a realização de seis entrevistas com profissionais das áreas em questão. Os resultados mostram que a metodologia de design thinking é utilizado por muitas décadas, porém com nomenclaturas e etapas diferentes. Profissionais de diversas áreas unem suas ideias para um único objetivo em comum: criar a melhor solução para o indivíduo, da forma mais humanizada possível.
In times of crisis, that could be economic, environmental and/or social, companies choose positions that can improve or worsen their displayed or public images. Therefore, knowing how to plan brand management and branding strategies is essential for the organization's survival. However, how to "think outside the box" and innovate in an uncertain moment and with so many doubts, such as the current pandemic? The answer developed in this work is based on an innovation study and the use of the Design Thinking method, as a tool for companies that redesigned their brand strategies during the COVID-19 pandemic. These changes happened due to the brands’ strategy to create a positive image among their consumers, which continued to choose them. For the conclusion of this dissertation, a qualitative research was accomplished, with several documents and the realization of six interviews with professionals from the areas in question. Some real examples of companies will be exposed in this study so that it is possible to analyze how the brands redesign their strategies. Some real examples of companies will be exposed in this study to analyze the redesign of brand identities. The results show that the design thinking methodology has been used for many decades, but with different nomenclatures and stages. Professionals from different areas unite their ideas for a single common goal: to create the best solution for the individual, in the most humanized way possible.
Descrição: Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Marketing Intelligence
URI: http://hdl.handle.net/10362/129687
Designação: Mestrado em Gestão de Informação, especialização em Inteligência de Marketing
Aparece nas colecções:NIMS - Dissertações de Mestrado em Gestão da Informação (Information Management)

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