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http://hdl.handle.net/10362/129607
Título: | DE SOL A SOL Trabalho-projecto em torno da colecção de ukiyo-e do Museu Calouste Gulbenkian |
Autor: | Emiliano, Paulo Alexandre De Albuquerque |
Orientador: | Campos, Alexandra Curvelo da Silva |
Palavras-chave: | Museu Calouste Gulbenkian Colecção de Estampas japonesas Japonismo Coleccionismo Projecto expositivo Ukiyo-e Conservação preventiva Exposição de carácter temporário Japanese prints Japonisme collecting Exhibition project Preventive conservation Temporary exhibition Calouste Gulbenkian Museum |
Data de Defesa: | 25-Out-2021 |
Resumo: | O objectivo deste Trabalho-Projecto é conceber uma mostra sequencial das estampas japonesas — ukiyo-e —, que se encontram nas reservas do Museu Calouste Gulbenkian, e fazem parte da colecção, propondo uma série de oito exposições temporárias por um período de dois anos, através de um percurso temático, em que são apresentadas cerca de doze estampas em cada mostra. Simultaneamente proponho a forma segura de apresentação das obras, segundo os padrões actuais de conservação preventiva, tendo em conta a fragilidade das peças. Neste sentido são apresentados métodos e dispositivos seguros para que as obras sofram o mínimo desgaste físico. Indissociável do Trabalho de Projecto desta série de exposições, pareceu-nos importante entender a presença destas estampas na colecção de Calouste S. Gulbenkian, o que significou indagar e reflectir sobre as tendências e gostos artísticos que surgiram na Europa no final do século XIX e início do século XX, sobretudo no que diz respeito à arte japonesa, panorama este que, cremos, teve uma influência decisiva no gosto pessoal do coleccionador e no consequente desejo de possuir a sua própria colecção de xilogravuras. Paralelamente, problematiza-se a possível ligação deste núcleo de arte nipónica
ao núcleo de pintores impressionistas. The objective of this Project-Work is to conceive a sequential display of Japanese prints — ukiyo-e — that are in the reserves of the Calouste Gulbenkian Museum, part of the collection, proposing a series of eight temporary exhibitions for two years, through a thematic route — with about twelve prints presented in each exhibition. Moreover, I also aim at proposing a secure way of displaying the works, according to the current standards of preventive conservation, taking into account the fragility of the pieces. Safe methods and devices are presented so that the works suffer the minimum physical wear. But to understand the presence of these prints in the collection of Calouste S. Gulbenkian made me reflect on the trends and artistic tastes that emerged in Europe at the end of the 19th century and beginning of the 20th century relating to Japanese art, thus influencing his taste, as well as awakening in the collector the desire to own his collection of woodcut prints. At the same time, I questioned the possible connection of this nucleus of Japanese art to that of impressionist painters. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/129607 |
Designação: | Mestrado em Museologia |
Aparece nas colecções: | FCSH: DHA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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