Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/129537
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNery, Rui Vieira-
dc.contributor.authorAlmeida, Inês Elisa Thomas de Pinho e-
dc.date.accessioned2021-12-21T11:59:15Z-
dc.date.available2024-10-04T00:31:08Z-
dc.date.issued2021-10-04-
dc.date.submitted2021-11-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/129537-
dc.description.abstractNa viragem do século XVIII para o século XIX multiplicaram-se as viagens a Portugal desde o centro e norte da Europa, em parte pelo súbito interesse provocado pelo Terramoto, em parte pelo crescimento do fenómeno europeu das expedições científicas e viagens de lazer, em parte pela vinda a Portugal de oficiais do exército nas Guerras Peninsulares. Dessa movimentação resultaram naturalmente muitas descrições, quer sejam sob a forma de relatos de viagem, quer sejam diários, cartas, artigos de jornais e publicações periódicas, contendo informações sobre a realidade portuguesa vista através dos olhos da Europa. Graças ao trabalho de Rui Vieira Nery, que recolheu mais de três centenas de depoimentos relativos à música nos relatos dos viajantes estrangeiros a Portugal e ao Brasil entre 1750 e 1834, e que generosamente nos colocou à disposição, existe um corpus numeroso de relatos de viagem, sobre os quais assenta a presente investigação. Especificamente, são tratados aqui os relatos de viagem alemães, que têm permanecido até hoje pouco estudados, contrariamente ao que acontece com relatos em língua inglesa, francesa, espanhola ou italiana. Nesta dissertação pretende fazer-se um estudo crítico e comparativo destas fontes, para o período entre 1762 e 1807, e averiguar em que medida existia (ou não) um olhar alemão sobre a prática musical portuguesa. Enquadrar criticamente e contextualizar os relatos de viajantes alemães, retirar deles informação útil para o conhecimento da prática musical portuguesa e entender de que maneira estes textos influenciaram a percepção de Portugal no espaço germânico, é o propósito desta investigação.pt_PT
dc.description.abstractAt the turn of the 18th century to the 19th century, travels to Portugal from central and northern Europe increased significantly, partly due to the sudden interest caused by the Lisbon Earthquake, partly because of the growth of the European phenomenon of scientific expeditions and leisure travel, partly by the arrival to Portugal of army officers during the Peninsular Wars. These movements originated many contemporary descriptions, whether in the form of travel reports, diaries, letters, newspaper articles and periodicals, containing information on the Portuguese reality seen through the eyes of Europe. Thanks mainly to the work of Professor Rui Vieira Nery, who collected the music-related excerpts in the reports of foreign travelers to Portugal and Brazil between 1750 and 1834, there is a numerous body of travel reports, on which this research is based. Specifically, the focus lies on German travel reports, which have remained poorly studied until now, contrary to reports in English, French, Spanish or Italian. This dissertation intends to carry out a critical and comparative study of these sources, for the period between 1762 and 1807, and to investigate to what extent was there (or not) a German outlook at Portuguese musical practice. To critically frame and contextualize the reports of German travelers, extracting from them useful information for the knowledge of Portuguese musical practice of that time, as well as understanding how these texts influenced the perception of Portugal in the German world, is the purpose of this investigation.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT//PD%2FBD%2F135582%2F2018/PT-
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectLiteraura de Viagenspt_PT
dc.subjectAntigo Regimept_PT
dc.subjectAlemanhapt_PT
dc.subjectLiteratura de Viagempt_PT
dc.subjectPrática musical em Portugalpt_PT
dc.subjectTravel Literaturept_PT
dc.subjectAncient Regimept_PT
dc.subjectGermanypt_PT
dc.subjectMusical Practice in Portugalpt_PT
dc.titleO olhar alemão: a música em Portugal em finais do Antigo Regime segundo fontes alemãspt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências Musicais, especialidade em Ciências Musicais Históricaspt_PT
dc.identifier.tid101573618pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artespt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologiapt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DCM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Inês_ThomasAlmeida_50410_CM.pdf17,5 MBAdobe PDFVer/Abrir
Inês_ThomasAlmeida_50410_CM_Anexos.pdf1,96 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.