Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/129478
Título: | O Violoncelo na Música Sacra Portuguesa entre 1750 e 1834 |
Autor: | Vinagre, Diana Gomes |
Orientador: | Nery, Rui Vieira Fernandes, Cristina Videira |
Palavras-chave: | Violoncelo Música Sacra Portuguesa Música sacra portuguesa Violoncelo em Portugal Práticas históricas de interpretação Portuguese sacred music Violoncello in Portugal Historically informed performance practice |
Data de Defesa: | 16-Set-2021 |
Resumo: | Este trabalho tem por objectivo aprofundar o conhecimento do papel do violoncelo na música sacra portuguesa entre 1750 e 1834. Abordando as diferentes tipologias instrumentais com violoncelo, a pesquisa centra-se em obras nas quais o instrumento se emancipa da linha do baixo e assume um papel de natureza solística, nomeadamente em formações alargadas não orquestrais, características da prática das Capelas Reais e da Patriarcal de Lisboa a partir da segunda metade do século XVIII. Neste contexto destacam-se as obras com dois violoncelos e dois fagotes obrigados, recorrentes na produção dos compositores da corte. Este repertório, identitário da corte portuguesa e único entre os contextos europeus coevos conhecidos, não tinha sido ainda alvo de um estudo sistemático. Face à inexistência de um trabalho prévio detalhado sobre o violoncelo em Portugal, é feita uma contextualização histórica do mesmo na vida musical lisboeta, sendo abordados aspectos organológicos, o percurso formativo e socioprofissional dos intérpretes e o repertório solístico e de câmara, assim como questões relativas às práticas interpretativas, partindo de fontes musicais e documentais de vários arquivos, entre os quais se destacam os que albergam o espólio da Casa Real, e o arquivo da Irmandade de Santa Cecília. This work aims to deepen the knowledge of the violoncello role in Portuguese sacred music between 1750 and 1834. Addressing the different instrumentations in which the cello is used, the research focuses on repertoire of a soloist nature, where the cello is emancipated from the bass line function, namely in extended non-orchestral formations, characteristic of the practice of the Royal Chapels and the Lisbon Patriarchal from the second half of the 18th century. In this context, the recurring practice of works with two cellos and two obbligati bassoons stand out among the production of the court composers. This repertoire, representative of the Portuguese court and unique amidst the contemporary European contexts, wasn’t yet the subject of systematic investigation. In view of the lack of a comprehensive work on the violoncello in Portugal, an historical contextualization of the instrument in Lisbon's musical life is included in the dissertation. It addresses organological aspects, the formative and socio-professional status of the interpreters and the solistic and chamber repertoire, as well as performance practice related questions, based in musical and documental sources from various national archives, with special emphasis on those preserved at the Casa Real estate and the archive of the Irmandade de Santa Cecília. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/129478 |
Designação: | Doutoramento em Ciências Musicais, especialidade em Ciências Musicais Históricas |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCM - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Diana Vinagre_O Violoncelo na Música Sacra em Portugal entre 1750 e 1834.pdf | 18,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.