Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/129344
Título: E-Commerce e Pandemia: Comportamento de compra online antes e durante a Pandemia Covid-19
Autor: Pires, Sofia Isabel Valério
Orientador: Pinto, Diego Costa
Palavras-chave: Comportamento Consumidor
Compras Online
Pandemia Covid-19
Consumer Behavior
Online shopping
E-Commerce
Covid-19 Pandemic
Data de Defesa: 23-Nov-2021
Resumo: A Pandemia Covid-19 alterou completamente o quotidiano dos consumidores e obrigando-nos a mudar radicalmente de hábitos. Desde ficarmos confinados em casa até a mudanças mais estruturais na sociedade como o teletrabalho, a pandemia afetou especialmente o mercado consumidor. Neste contexto, surgiram tendências como o caso das compras online que aumentaram substancialmente ao longo destes últimos meses. É neste âmbito que surge este estudo experimental que visa analisar o impacto da Pandemia Covid-19 (antes vs. durante) no comportamento de compra online em Portugal. O estudo foi realizado com um total de 141 consumidores que avaliaram várias questões relacionadas com o comportamento de compra online, nomeadamente, a frequência de compra online por categoria de produto / serviço, o valor médio compras online, a motivação de compras online, a experiência de compra online, entre outras questões que foram abordadas em detalhe neste estudo. Através da análise das respostas dos consumidores foi possível identificar um crescimento de 1125% das compras em Lojas Online no período durante a Pandemia COVID em comparação com o período anterior. Os resultados revelam que a Pandemia Covid-19 teve um impacto significativo no crescimento das compras online em Portugal e, como tal, as empresas portuguesas devem pensar em estratégias de E-Commerce para satisfazer as novas necessidades dos consumidores.
The Covid-19 Pandemic completely changed the daily lives of consumers and forced all of us to radically change habits. From being confined at home to more structural changes in society such as teleworking, the pandemic has especially affected the consumer market. In this context, trends such as the case of online shopping have emerged that have increased substantially over the past few months. It is in this context that this experimental study arises, which aims to analyze the impact of the Covid-19 pandemic (before vs. during) on online purchasing behavior in Portugal. The study was conducted with a total of 141 consumers who evaluated several questions related to online shopping behavior, namely, online shopping frequency by product/service category, average online shopping value, online buying motivation, online shopping experience, among other aspects that were addressed in detail in this study. Through the analysis of consumer responses, it was possible to identify a growth of 1125% in purchases in Online Stores during the Covid-19 Pandemic compared to the previous period. The results revealed that the Covid-19 Pandemic had a significant impact on the growth of online shopping in Portugal and as such, Portuguese companies should implement E-Commerce strategies to meet new consumer needs.
Descrição: Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Marketing Intelligence
URI: http://hdl.handle.net/10362/129344
Designação: Mestrado em Gestão de Informação, especialização em Inteligência de Marketing
Aparece nas colecções:NIMS - Dissertações de Mestrado em Gestão da Informação (Information Management)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TGI0496A.pdf3,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.