Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/128282
Título: A multimodalidade em sala de aula
Autor: Leal, Audria
Palavras-chave: Multimodalidade
Leitura crítica
Educação
Literacia multimodal
Género textual
Data: 2021
Editora: Editora da Universidade Estadual de Paraíba
Resumo: O artigo tem o objetivo de apresentar uma proposta para o ensino da leitura crítica a partir do texto multimodal/multissemiótico. Para tal, procurou-se trabalhar com o género cartoon/charge, identificando suas características gerais e sua relação com a situação contextual. Esta proposta procura salientar o duplo processo de reconhecer e construir, aplicando-o a uma dimensão textual. Desse modo, a proposta defende que para a formação do leitor crítico, o aluno deverá não só reconhecer fatores contextuais em relação ao gênero, mas também articular esse conhecimento com a construção de relações entre as diferentes semioses para a construção dos sentidos no texto. A articulação entre esses dois processos possibilita trabalhar com textos multimodais, através de uma abordagem que procura enfatizar o percurso interpretativo do leitor.
Descrição: UID/LIN/03213/2013 UID/LIN/03213/2019 SFRH/BPD/111234/2015
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/128282
ISBN: 978-85-7879-625-9
978-85-7879-624-2
Aparece nas colecções:FCSH: CLUNL - Capítulo de livros internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TECENDO_OS_FIOS_DA_EDUCAC_A_O_EBOOK_vol.6_113_133.pdf320,27 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.