Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/128282
Título: | A multimodalidade em sala de aula |
Autor: | Leal, Audria |
Palavras-chave: | Multimodalidade Leitura crítica Educação Literacia multimodal Género textual |
Data: | 2021 |
Editora: | Editora da Universidade Estadual de Paraíba |
Resumo: | O artigo tem o objetivo de apresentar uma proposta para o ensino da leitura crítica a partir do texto multimodal/multissemiótico. Para tal, procurou-se trabalhar com o género cartoon/charge, identificando suas características gerais e sua relação com a situação contextual. Esta proposta procura salientar o duplo processo de reconhecer e construir, aplicando-o a uma dimensão textual. Desse modo, a proposta defende que para a formação do leitor crítico, o aluno deverá não só reconhecer fatores contextuais em relação ao gênero, mas também articular esse conhecimento com a construção de relações entre as diferentes semioses para a construção dos sentidos no texto. A articulação entre esses dois processos possibilita trabalhar com textos multimodais, através de uma abordagem que procura enfatizar o percurso interpretativo do leitor. |
Descrição: | UID/LIN/03213/2013 UID/LIN/03213/2019 SFRH/BPD/111234/2015 |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/128282 |
ISBN: | 978-85-7879-625-9 978-85-7879-624-2 |
Aparece nas colecções: | FCSH: CLUNL - Capítulo de livros internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TECENDO_OS_FIOS_DA_EDUCAC_A_O_EBOOK_vol.6_113_133.pdf | 320,27 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.