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http://hdl.handle.net/10362/128133| Título: | Ordenamento do serviço ferroviário de passageiros de longo curso em Portugal |
| Autor: | Simeonova, Lora Danielova |
| Orientador: | Melo, João Zúquete, Eduardo |
| Palavras-chave: | serviço ferroviário intercidades horários ferroviários indicadores de desempenho nos transportes transferência modal |
| Data de Defesa: | Jul-2021 |
| Resumo: | A crise climática mundial obriga à implementação de medidas de redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE). A meta da neutralidade climática para a União Europeia, estabelecida pelo Pacto Ecológico Europeu, exige atuação em todos os setores. Em Portugal, o setor dos transportes é responsável por um quarto das emissões nacionais de GEE, nomeadamente fruto da utilização exagerada do modo rodoviário. O transporte individual é responsável por 88% dos passageiros-km transportados; enquanto a ferrovia pesada, uma opção recomendada pela literatura e pela prática internacional para os grandes volumes de tráfego e as longas distâncias, satisfaz apenas 4% da procura. Assim, é urgente realizar alterações profundas na forma como a população portuguesa se desloca, quer nas deslocações diárias casa-trabalho, quer nas deslocações de longa distância.
O objetivo desta dissertação de mestrado é o estudo do desempenho de um novo conceito de horário integral, que conjuga todos os serviços ferroviários de passageiros de longo curso, e a sua comparação com o sistema atualmente existente. O estudo baseou-se na análise da matriz origem-destino do serviço ferroviário de longo curso atual, nas respostas do inquérito feito à população, e na comparação com boas práticas internacionais.
O atual serviço ferroviário de passageiros de longo curso apresenta características inadequadas. A fraca procura demonstrada por este serviço é influenciada pelo fraco desempenho do sistema ferroviário, evidenciado por indicadores como a frequência diária de comboios, o número e duração dos transbordos, a falta de abrangência territorial e a irregularidade dos horários.
O novo modelo de ordenamento do serviço ferroviário de passageiros de longo curso, estudado nesta dissertação, pode trazer as melhorias necessárias, tornando o serviço ferroviário uma opção de transporte público competitiva com os modos hoje mais procurados. O modelo examinado propõe horários cadenciados, em linha com a melhor prática internacional, e cria condições para a coesão territorial através de uma cobertura mais abrangente, fechando malhas de rede e melhorando a qualidade do serviço. Estima-se que a configuração agora proposta permita aumentar 2,7 vezes a procura do serviço ferroviário de passageiros de longo curso em Portugal. Isto permitirá a redução direta das emissões de GEE em 55 kt CO2 eq/ano, e um efeito indireto importante de promoção da tão necessária intermodalidade. The global climate crisis requires the implementation of measures to reduce greenhouse gas emissions. The European Union´s climate neutrality goal, stablished by the European Green Deal, requires action in all sectors. In Portugal, the transport sector is responsible for a quarter of the national greenhouse gas emissions, namely as a result of the excessive use of road transport. Private cars are responsible for 88% of national passenger-km transported; while heavy rail, the option recommended by international good practice for large traffic and long distance, accounts for only 4% of demand. Therefore, it is urgent to change this modal distribution pattern. Reform is needed not only at urban level, but also at national level for long-distance travel. The goal of this dissertation is to study the performance of an integral timetable concept, which combines all long-distance passenger rail services, comparing it with the current system, using performance indicators. The study was based on the analysis of the origin-destination matrix of current long distance rail service, the responses to a customers' survey, and a comparison with best international practice. Current long-distance passenger rail service is inadequate. Low demand could be explained, in part, by the poor performance of indicators such as daily train frequency, number and duration of transfers, lack of territorial coverage and irregular timetables. The new model for the organisation of national long distance passenger rail service can bring the necessary improvements to transform the railway service into a public transport option that is competitive with currently preferred options. This model provides a regular timetable, in accordance with the best international practice. It creates conditions for territorial cohesion through a better coverage of the territory, the closing of arcs in the rail nertwork, and the general improvement of service quality. It is estimated that, with the proposed configuration, it will be possible to increase, by 2.7 times, the long-distance passenger rail service demand in Portugal. This will allow a reduction of greenhouse gas emissions by 55 kt CO2 eq per year, plus an important indirect effect of promotion of the severely needed intermodality. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/128133 |
| Designação: | Mestre em Engenharia do Ambiente, Perfil de Engenharia de Sistemas Ambientais |
| Aparece nas colecções: | FCT: DCEA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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