Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/126390
Título: “Eu vou cumprindo a minha sorte”: uma Etnografia das caixeiras de São Luís do Maranhão
Autor: Domingues, Lysandra
Orientador: Leal, João de Freitas
Palavras-chave: Etnigrafia
Caixeiras
Caixeiras do Divino
Festa do Divino Espírito Santo
Ofício
Transmissão
Mobilidade
Género
Divine Holy Spirit party
Craft
Transmission
Mobility
Gender
Data de Defesa: 7-Jan-2021
Resumo: Uma das principais singularidades das festas do Divino Espírito Santo no Maranhão (Brasil) é a presença de mulheres que conduzem os rituais religiosos e assumem a direção musical da festa. Popularmente conhecidas como caixeiras do Divino, são mulheres que se caracterizam pelo profundo conhecimento e desenvoltura musical. Através da caixa, instrumento de percussão que se assemelha aos tambores militares, as caixeiras destacam-se pela capacidade de improvisar versos, e executar os cânticos e toques de caixa que compõem o repertório musical da festa. Partindo de uma investigação etnográfica sobre a prática da caixa e as experiências de vida das caixeiras em São Luís do Maranhão, este trabalho busca compreender como se constitui esse grupo de mulheres, como as suas biografias se entrelaçam com a história e a dinâmica da festa do Espírito Santo, e de que forma contribuem para a concretização religiosa dos rituais e a dimensão social da festa. A tese também busca analisar como a imbricação do caminho religioso com o social que se inscreve na temporalidade da festa é ainda articulada com as experiências de hierarquia geracional/idade, de género, de classe e raciais dos grupos de caixeiras. A dissertação tem, assim, particular atenção em alguns enfoques, nomeadamente, a construção da prática das caixeiras enquanto um ofício; o modo como a mobilidade espacial das caixeiras se engendra na sua mobilidade e trajetória social; as dinâmicas familiares subjacentes à sucessão geracional e à transmissão oral do conhecimento dos rituais da festa. Para além disso, esta tese busca compreender como o ofício de ser caixeira é uma prática fundamental para essas mulheres na sua construção enquanto pessoa.
One of the main singularities of Divine Holy Spirit parties in Maranhão (Brazil) is the presence of women who conduct the religious rituals and are in charge of the party’s musical direction. Popularly known as caixeiras do Divino, these women are distinguished by their deep knowledge and musical resourcefulness. Through the snare drum, a percussion instrument that resembles military drums, the caixeiras stand out for their ability to improvise verses, performing the chants and snare drum beats, which make up the musical repertoire of the party. Starting from an ethnographic research about the caixeiras’ snare drum practices and life experiences in São Luís do Maranhão, the present work aims at understanding how this group of women are constituted, how their biographies connect with the dynamics and history of the Holy Spirit party, and which are the ways they contribute to the religious substantiation of the rituals and the social dimension of the party. This thesis also seeks to analyse how the overlapping between religious and social paths, inscribed in the temporality of the party, is articulated with the caixeiras groups’ experiences of generational hierarchy, gender, class, and race. Thus, this dissertation pays particular attention to some approaches, namely, the construction of the caixeiras practice as a craft; the ways the caixeiras’ spatial mobility engenders in their social mobility and trajectories; the familiar dynamics underlying generational succession and oral transmission of the party rituals’ knowledge. In addition, the thesis seeks to understand how the craft of being a caixeira is a fundamental practice for the way these women construct themselves as a person.
URI: http://hdl.handle.net/10362/126390
Designação: Doutoramento em Antropologia, especialidade em Religião, Ritual e Performance
Aparece nas colecções:FCSH: DA - Teses de Doutoramento

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