Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/125981
Título: | A LIDERANÇA ESCOLAR COMO PROMOTORA DE UMA CULTURA DE AVALIAÇÃO E DE MELHORIA ORGANIZACIONAL |
Autor: | Magalhães, Mariana Francisca Baptista |
Orientador: | Domingos, António Almeida, José |
Palavras-chave: | Liderança tipos de liderança cultura de avaliação melhoria organizacional |
Data de Defesa: | 29-Jul-2021 |
Resumo: | A autoavaliação da escola, quando executada com rigor e com o intuito de promover uma cultura de avaliação sistemática, torna-se um dispositivo essencial para mobilizar a capacidade interna de mudança e de desenvolvimento organizacional. A valorização que lhe é atribuída pelos seus líderes despoleta o envolvimento dos demais membros da comunidade educativa nos processos de melhoria a implementar. Quando as escolas são aprendentes surgem novos papéis e padrões de relações entre os docentes, podendo ser reorganizados os contextos de trabalho, as estruturas organizativas, os modos de pensar e de realizar o ensino.
No contexto educativo português, desde há alguns anos, existem orientações legais para que as escolas sejam sujeitas a processos de avaliação organizacional, quer internos quer externos, mas a autoavaliação, ainda não é encarada pelos seus líderes, de topo e intermédios, como um procedimento essencial para desencadear ações conducentes a uma efetiva melhoria do funcionamento das organizações escolares.
Neste trabalho, intitulado “a liderança escolar como promotora de uma cultura de avaliação e de melhoria organizacional”, foi realizada uma investigação através de um estudo de caso múltiplo em escolas de concelhos limitrofes de Lisboa utilizando uma metodologia qualitativa. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, inquéritos por questionário, documentos e notas de campo.
Os resultados do estudo revelaram que, nos agrupamentos estudados, ainda não está consolidada a cultura de autorregulação e melhoria através do processo de autoavaliação. Nos agrupamentos estudados verifica-se resistência à mudança, a pouca autonomia e preparação científica dos líderes intermédios, assim como a centralização das decisões na pessoa do diretor. Assim, fica comprometida a possibilidade da mudança e inovação, a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem, bem como do funcionamento organizacional.
Uma escola fechada sobre si própria, a centralização do poder de decisão na pessoa do líder de topo, a pouca autonomia, a burocratização dos processos e a massificação das medidas instituídas pelo poder central dificultam a implementação de medidas que, efetivamente, promova a melhoria do funcionamento organizacional, das práticas profissionais, dos processos de ensino aprendizagem e dos resultados escolares dos estudantes. The school's self-assessment, when rigorously executed to promote a culture of systematic evaluation, becomes an essential device to mobilize internal capacity for change and organizational development. The appreciation given to it by its leaders triggers the involvement of other members of the educational community in the improvement processes to be implemented. When schools are learners, new roles and patterns of relationships between teachers emerge, and work contexts, organizational structures, ways of thinking and teaching can be reorganized. In the Portuguese educational context, for some years, there are legal guidelines for schools to be subject to processes of organizational evaluation, both internal and external, but the self-assessment is not yet viewed by its top and intermediate leaders as an essential procedure to iniciate actions which lead to an effective improvement of the functioning of school organizations. In this work, entitled “school leadership as a promoter of a culture of evaluation and organizational improvement”, an investigation was carried out through a multiple case study in schools in the bordering counties of Lisbon, using a qualitative methodology. Data were collected through semi-structured interviews, questionnaire surveys, documents and field notes. The results of the study revealed that, in the studied school groupings, the culture of self-regulation and improvement through the self-evaluation process is not yet consolidated. In the studied school groupings there is a resistance to change, little autonomy and a lack of scientific preparation of the intermediate leaders, as well as the centralization of decisions in the figure of the director. Thus, the possibility of change and innovation, the improvement of teaching-learning processes, as well as the organizational functioning is compromised. A closed-in-itself school, the centralization of the decision-making power in the figure of the top leader, a poor autonomy, the bureaucratization of processes and the massification of measures instituted by the central power makes it difficult to implement measures which effectively promote the improvement of the organizational functioning, professional practice, teaching-learning processes and students’ school achievement. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/125981 |
Designação: | Doutor em Ciências de Educação |
Aparece nas colecções: | FCT: DCSA - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Magalhaes_2021.pdf | 5,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.