Utilize este identificador para referenciar este registo:
                
    
    http://hdl.handle.net/10362/125917| Título: | Do microfone à mistura: a relação entre a produção e pós-produção e as implicações das mesmas no produto final e no ouvinte | 
| Autor: | Lopes, Pedro Maia Varela Teixeira | 
| Orientador: | Jorge, Rui Pereira | 
| Palavras-chave: | Produção musical Engenheiro de som Gravação musical Tecnologia da música Estúdio de gravação Home studio Sound engineer Music recording Music technology Music production Recording studio | 
| Data de Defesa: | 10-Nov-2020 | 
| Resumo: | A criação e disseminação da música é um dos fenómenos mais intrigantes da história da humanidade, e a gravação e impressão da mesma em formato físico na transição entre o século XIX e XX representa uma revolução, não só tecnológica, mas também cultural. Por trás das ondas sonoras emitidas pelo altifalante moderno, encontra-se mais do que apenas o músico e o compositor - revela-se o engenheiro de som, permitindo que dada obra chegue aos nossos ouvidos tal como a ouvimos num disco de vinil, CD ou cassete. Será (ou deverá) ser o papel do engenheiro de som apenas o de um simples catalisador técnico? Que impactos quantitativo e qualitativo tem o mesmo na obra final audível? E fará sentido categorizar tão estritamente os rótulos de “produtor”, “técnico” e “artista” num século XXI de revoluções tecnológicas? Esta tese e relatório de estágio procuram aprofundar estas questões, obtendo conclusões com base em experiências práticas e reais do dia-a-dia num estúdio de gravação profissional. The creation and dissemination of music is one of the most intriguing phenomena in human history, and the recording and printing of music in physical format in the transition between the 19th and 20th centuries represents a revolution, not only technological but also cultural. Behind the sound waves emitted by the modern loudspeaker, there is more than just the musician and the composer - the sound engineer is revealed, allowing a given work to reach our ears as we hear it on a vinyl record, CD or cassette. Is (or should) it be the role of the sound engineer just that of a simple technical catalyst? What quantitative and qualitative impacts do they have on the final audible work? And does it make sense to categorize so strictly the labels of “producer”, “technician” and “artist” in a 21st century of technological revolutions? This thesis and internship report seek to deepen these issues, drawing conclusions based on practical and real-life experiences in a professional recording studio. | 
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/125917 | 
| Designação: | Mestrado em Artes Musicais | 
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado | 
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Relatório Final de Mestrado Pedro Maia 57274.pdf | 4,12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | 
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











