Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/125917
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJorge, Rui Pereira-
dc.contributor.authorLopes, Pedro Maia Varela Teixeira-
dc.date.accessioned2021-10-11T15:11:32Z-
dc.date.available2021-11-10T01:30:46Z-
dc.date.issued2020-11-10-
dc.date.submitted2020-06-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/125917-
dc.description.abstractA criação e disseminação da música é um dos fenómenos mais intrigantes da história da humanidade, e a gravação e impressão da mesma em formato físico na transição entre o século XIX e XX representa uma revolução, não só tecnológica, mas também cultural. Por trás das ondas sonoras emitidas pelo altifalante moderno, encontra-se mais do que apenas o músico e o compositor - revela-se o engenheiro de som, permitindo que dada obra chegue aos nossos ouvidos tal como a ouvimos num disco de vinil, CD ou cassete. Será (ou deverá) ser o papel do engenheiro de som apenas o de um simples catalisador técnico? Que impactos quantitativo e qualitativo tem o mesmo na obra final audível? E fará sentido categorizar tão estritamente os rótulos de “produtor”, “técnico” e “artista” num século XXI de revoluções tecnológicas? Esta tese e relatório de estágio procuram aprofundar estas questões, obtendo conclusões com base em experiências práticas e reais do dia-a-dia num estúdio de gravação profissional.pt_PT
dc.description.abstractThe creation and dissemination of music is one of the most intriguing phenomena in human history, and the recording and printing of music in physical format in the transition between the 19th and 20th centuries represents a revolution, not only technological but also cultural. Behind the sound waves emitted by the modern loudspeaker, there is more than just the musician and the composer - the sound engineer is revealed, allowing a given work to reach our ears as we hear it on a vinyl record, CD or cassette. Is (or should) it be the role of the sound engineer just that of a simple technical catalyst? What quantitative and qualitative impacts do they have on the final audible work? And does it make sense to categorize so strictly the labels of “producer”, “technician” and “artist” in a 21st century of technological revolutions? This thesis and internship report seek to deepen these issues, drawing conclusions based on practical and real-life experiences in a professional recording studio.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectProdução musicalpt_PT
dc.subjectEngenheiro de sompt_PT
dc.subjectGravação musicalpt_PT
dc.subjectTecnologia da músicapt_PT
dc.subjectEstúdio de gravaçãopt_PT
dc.subjectHome studiopt_PT
dc.subjectSound engineerpt_PT
dc.subjectMusic recordingpt_PT
dc.subjectMusic technologypt_PT
dc.subjectMusic productionpt_PT
dc.subjectRecording studiopt_PT
dc.titleDo microfone à mistura: a relação entre a produção e pós-produção e as implicações das mesmas no produto final e no ouvintept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Artes Musicaispt_PT
dc.identifier.tid202554953pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artespt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final de Mestrado Pedro Maia 57274.pdf4,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.