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Título: Desenvolvimento da Competência Escrita de Alunos do I Ciclo do Ensino Secundário com o Português como Língua Segunda: o Caso dos Municípios do Cambulo e Chitato na Província da Lunda-Norte
Autor: Coge, Benvindo Salvador
Orientador: Osório, Paulo José
Gomes, António Martins
Palavras-chave: Escrita
Leitura
LP
L2
Cambulo
Chitato
Writing
PL
PSL
Data de Defesa: 2-Jun-2021
Resumo: Este trabalho intitula-se Desenvolvimento da Competência Escrita de Alunos do I Ciclo do Ensino Secundário com o Português como Língua Segunda: o Caso dos Municípios do Cambulo e Chitato na Província da Lunda-Norte. É um estudo que se justifica em função dos objetivos que se pretende e pela pertinência que o tema reveste no contexto angolano, em geral. A presente investigação aqui apresentada surgiu da necessidade observada aos alunos do I ciclo do Ensino Secundário dos respetivos municípios, que apresentam certas insuficiências na interpretação e na compreensão, as quais se refletem na escrita. A falta de redação de composição constitui o grande fator de incompetência escrita dos alunos. Constata-se que os alunos que terminam este ciclo, ao entrar para o II ciclo apresentam um desconhecimento no domínio da escrita, sendo que é um dos quatros domínios fundamentais da língua, e que desempenham um papel central no percurso escolar. Os inúmeros erros ortográficos que os alunos revelam induzem-nos a certificar que o percurso escolar destes alunos requer um cuidado redobrado, porque do que escrevem nos seus cadernos escolares pouco ou nada se compreende, ou seja, é ilegível. No entanto, é nossa intenção saber quais são as verdadeiras causas que estão na base do fraco domínio da escrita e procurar as linhas mestras e formas de atuação pedagógicas que possam contribuir tanto para a mitigação dos erros da escrita como para o desenvolvimento da competência escrita. Ainda neste estudo, procurou-se dar conta do facto de, em Angola, o português ser uma língua com dois estatutos: língua segunda para uns, língua materna para outros, o que em certos casos obstrui uma aprendizagem aceitável, facto este que coloca a questão em torno do nível de domínio que os alunos têm sobre o português, que é a língua de toda a ação administrativa e pedagógica. Como suporte das linhas metodológicas para este estudo, recorri a métodos empíricos que exponho, e explico, do ponto de vista das produções escritas, as que resultam de erros ortográficos, e que constituem o corpus deste estudo.
This work is entitled Development of the Written Competence of the 1st Cycle Students of Secondary Education with Portuguese as a Second Language: The Case of the Counties of Cambulo and Chitato in the Province of Lunda-Norte. It is a study that is justified in terms of the objectives that are intended and the relevance that the theme has in the Angolan context, in general. The present investigation presented emerged from the necessity observed from the 1st cycle students of Secondary Education from respective counties that have certain weaknesses in the interpretation and understanding that are reflected in writing. The lack of essay composition writing constitutes the big factor of students writing incompetence. Since students who finish this cycle, when entering the 2nd cycle, they have lack of knowledge in the domain of writing, being that it is one of the four fundamental domains of the language, and that play a central role in the school life. Because, the numerous spelling errors that the students reveal induces us to certify that the school life of these students needs extra care, because from what they write in their school notebooks little or nothing is understood or unreadable. However, it is our intention to know which are the real causes that are at the basis of the weak dominion of writing and to look for guidelines and means of pedagogical action that can contribute in mitigating those errors for the development of writing competence. Still in this study, we take into account the fact that, in Angola, Portuguese is a language with two statutes: second language for some (PSL), mother tongue for others, which in specific cases disturbs an acceptable learning, a fact that questions what level of dominion students have in Portuguese as the language of all administrative and pedagogical actions. As a support of the methodological lines for this study, we use the empirical methods that expose and explain, from the point of view of the written productions, which are revealed from spelling errors and that completes the corpus of this study.
URI: http://hdl.handle.net/10362/125916
Designação: Doutoramento em Estudos Portugueses, especialidade em Ensino do Português
Aparece nas colecções:FCSH: DEPOR - Teses de Doutoramento

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