Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/124096
Título: Que organização e que recursos humanos para suportar o desenvolvimento do sistema de informação no Hospital Nacional Simão Mendes, Guiné-Bissau
Autor: INDI, Artur Martinho
Orientador: LAPÃO, Luís Velez
Palavras-chave: Saúde pública
Organização de saúde
Sistemas de informação
Telemedicina
Hospital nacional Simão Mendes
Guiné-Bissau
Data de Defesa: 2021
Resumo: O Sistema nacional da Guiné Bissau precisa de melhorar a qualidade dos serviços prestados para poder fazer fase aos problemas sanitários e enfrentar os desafios da atualidade e do futuro. Esta melhoria que passa pela organização dos serviços, recursos humanos de qualidade e da utilização das novas tecnologias como telemedicina nos serviços clínicos dos hospitais e centros especializadas em especial Hospital Nacional Simão Mendes. Este trabalho tem como objetivos, analisar a organização do serviço e a implementação das novas tecnologias no Hospital nacional Simão Mendes, identificar e descrever a organização dos serviços, dos recursos humanos no Hospital Nacional Simão Mendes e seus principais problemas, identificar a perceção de telemedicina pelos profissionais e onde aplicar a telemedicina; descrever fatores que condicionam a organização dos serviços e de gestão de qualidade dos recursos humanos relativamente a Telemedicina. Adicionalmente, propor a criação de serviço de informação hospitalar, em articulação com serviço de telemedicina dentro do HNSM, bem como a sua estrutura a nível nacional. Realizou-se um estudo qualitativa de caráter descritivo, no Hospital Nacional Simão Mendes entre 2019 e 2020, com a participação de 23 técnicos (Médicos Enfermeiros e Administrativos), e os resultados da investigação mostram que o Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), contínua sem gestão de qualidade, nomeações política, sem aplicação do estatuto, recursos humanos com falta de competências isto é menos experientes, com um centro de telemedicina sem funcionar devidamente. Foram identificados vários fatores: a instabilidade politica; a falta de recursos humanos qualificados para tal; infraestrutura inadequada; a falta de sustentabilidade financeira. Como conclusão, a organização dos serviços, recursos humanos qualificados e a utilização da telemedicina na Guine Bissau deve ser encarada como um meio que permita a prestação de serviços de cuidados de saúde que respondam às necessidades mais críticas e prioritárias. Assima telemedicina, deve ser integrada, de forma sustentável, com outros serviços, serviços, infraestruturas apropriadas, promovendo o desenvolvimento do sistema nacional de saúde.
The National Health System of Guinea Bissau needs to improve the quality of the services provided to be able to deal with health problems and face the challenges of today and the future. This improvement that includes the organization of services, the quality of human resources and the use of new technologies, such as telemedicine in the clinical services of hospitals and centers specializing in the national hospital Simão Mendes. This work aims to analyze the service organization and the implementation of new technologies in the national Simão Mendes Hospital. It aims at identify, describe the organization of health services, human resources in the National Hospital Simão Mendes and its main problems.It includes the identification the perceptions of professionals about telemedicineand where to apply it; describe the main factors that conditions the organization of services and the quality of human resources in relation to Telemedicine.Additionally, to propose the creation of a hospital information service, in conjunction with the telemedicine service within the HNSM. A qualitative study of a discretionary character was carried out at the national Simão Mendes Hospital between 2019 and 2020, with the participation of 23 technicians (Nurses and Administrative Doctors), and the research result shows that the National Simão Mendes Hospital (HNSM), remains unmanaged of quality, political appointments, without application of the statute, human resources with lack of skills, i.e. less experienced, with a telemedicine center not functioning due to several factors: Political instability; Lack of qualified human resources for this; inadequate infrastructure; lack of financial sustainability. Conclusions: The organization of services, the access to qualified human resources, and the use of telemedicine in Guinea Bissau should be a mean that allows the provision of health care services responding to most critical and priority needs.Thus telemedicine must be integrated, in a sustainable way, with other services, appropriate infrastructures, promoting the development of the national health system.
URI: http://hdl.handle.net/10362/124096
Designação: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Saúde Pública e Desenvolvimento
Aparece nas colecções:IHMT: SPIB - Dissertações de Mestrado

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