Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/123218
Título: A Canção da Natureza e a Natureza da Canção. Análise de conteúdo temático de canções brasileiras para Educação Ambiental Crítica
Autor: Fernandes, Carla Virgínia Soares
Orientador: Pires, Iva Miranda
Oliveira, Vânia Vasconcelos de
Palavras-chave: Educação Ambiental
Música
Canção brasileira
Educação ambiental crítica
Ecologia humana
Natureza
Brazilian song
Critical environmental education
Human ecology
Nature
Data de Defesa: 5-Jul-2021
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal realizar uma análise temática de algumas músicas do cancioneiro brasileiro cujo discurso literomusical ecológico pode contribuir para a educação ambiental, que dentre as diversas abordagens conceituais, tem como finalidade promover no educando a consciência ecológica e a adoção de atitudes cidadãs para o bem do Planeta. Como uma das muitas funções da música é expressar saberes e valores, fizemos um recorte para identificar a partir dos anos 1970 até a Cúpula da Terra, ECO-92, algumas canções da Música Popular Brasileira (MPB) com essa temática. Partimos da hipótese de que o conteúdo ecológico dessas músicas desde a criação (composição) até o uso em aulas e palestras (execução/interpretação), pode constituir-se como um instrumento didático-pedagógica de educação ambiental crítica. A Educação Ambiental Crítica sinaliza para a necessidade de ruptura com antigos padrões de abordagem para estratégias de diálogo criativo e diverso, propiciando o reencantamento na dimensão estética do discurso ecológico, alcançando assim, maior engajamento para a sustentabilidade local e global.
The main objective of this work is to carry out a thematic analysis of some songs from the Brazilian songbook whose ecological literomusical discourse can contribute to environmental education, which among the various conceptual approaches, aims to promote ecological awareness and the adoption of citizen attitudes towards the well of the Planet. As one of the many functions of music is to express knowledge and values. So, we made a cut to identify, from the 1970s until the Earth Summit, ECO-92, some songs from Popular Brazilian Music (MPB) with this theme. We start from the hypothesis that the ecological content of these songs, from their creation (composition) to their use in classes and lectures (performance/interpretation), can be constituted as a didactic-pedagogical instrument for critical environmental education. Critical Environmental Education points to the need to break with old patterns of approach to creative and diverse dialogue strategies, providing re-enchantment in the aesthetic dimension of ecological discourse, thus achieving greater commitment to local and global sustainability.
URI: http://hdl.handle.net/10362/123218
Designação: Mestrado em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos
Aparece nas colecções:FCSH: DS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fernandes-Carla_ 57390_dissertacao_melhorada_pos-defesa_EH.pdf1,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.