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http://hdl.handle.net/10362/11927| Título: | A disciplina de canto coral no Estado Novo: contributo para a História da Educação Musical em Portugal |
| Autor: | Barreiros, Maria José Conde Artiaga |
| Palavras-chave: | Disciplina de Canto coral Ensino da música Portugal Estado Novo |
| Data de Defesa: | 1999 |
| Editora: | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
| Resumo: | Diversos factores contribuiram para a escolha do objecto de estudo. Quando se ouvem testemunhos das gerações que tiveram Canto Coral, surgem de imediato observações depreciativas que, por serem descontextualizadas, parcas e dispersas, nao tem contribuido para a necessária clareza e compreensão da vida da disciplina na primeira metade do seculo XX. A associação inevitável à Mocidade Portuguesa é mencionada como se o Canto Coral sempre tivesse existido sob a sua dependência. Estas observações, portanto, não explicam as razões que levaram a inclusão da disciplina do Canto Coral a partir de 1918 no currículo do ensino liceal, nem o que levou a sua apropriação pelo Estado Novo. O ensino artístico ou das disciplinas artísticas ainda não mereceu a necessária atenção nas áreas da investigação histórica ou da educação, para que se possa perceber qual tem sido o seu papel no ensino formal ou informal de forma a que o passado leve a reflectir melhor o presente. O mesmo tem acontecido no domínio da musicologia histórica de onde a investiqação do ensino vocacional e nao vocacional da musica tem andado arredados. Esta constatação leva a considerar que a História da Educação ficará incompleta enquanto nao abranger o estudo de todas as disciplinas que formaram e formam o seu curriculum, acontecendo o mesmo com a Musicologia Histórica se nao tomar em conta a sua vertente educativa. Para a compreensão do objecto de estudo havia que proceder a identificação dos factores que contribuíram para a sua produção e o âmbito em que se efectuou a sua intervenção. Tomando como referência Pierre Bourdieu, quando diz que "0 limite de um campo e o limite dos seus efeitos'". houve que proceder nao so a identificação do espaco tlslco-ternporal do objecto de estudo, como dos diversos agentes que nele intervieram. A partir daí foi possivel traçar algumas linhas de força e tentar explorar as suas formas de relacionamento. |
| Descrição: | Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais (Especialidade de Ciências Musicais Históricas) |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/11927 |
| Aparece nas colecções: | FCSH: CESEM - Dissertações de Mestrado FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado |
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