Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/116804
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGarcia, Ana Cristina-
dc.contributor.authorLeone, Claudia-
dc.contributor.authorDias, S-
dc.contributor.authorHartz, Z-
dc.date.accessioned2021-05-03T22:29:34Z-
dc.date.available2021-05-03T22:29:34Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.otherPURE: 1835305-
dc.identifier.otherPURE UUID: 43763532-5976-49ab-91c1-003af3e1621a-
dc.identifier.otherORCID: /0000-0001-5085-0685/work/131110188-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/116804-
dc.descriptionSaúde Global e Doenças Tropicais-
dc.description.abstractResumo Introdução As expectativas das entidades de apoio ao desenvolvimento quanto à demonstração de evidência relativa ao impacto dos seus programas de formação são cada vez maiores. Em 2013, a Fundação Calouste Gulbenkian solicitou a avaliação do Concurso para Estágios de Curta Duração em Portugal para Profissionais de Saúde dos PALOP e Timor Leste. Como resposta, foi implementado um projeto de investigação avaliativa, qualitativo e exploratório, que incluiu um estudo de caso. Objetivos O estudo de caso teve por objetivos conhecer o percurso dos estagiários desde a candidatura até ao regresso ao país de origem e conhecer o desempenho dos estagiários na instituição de origem após o estágio. Métodos A intervenção foi descrita por um modelo lógico que integra os pontos fortes do modelo de medição de programas de aprendizagem desenvolvido por Kirkpatrick e da análise de contribuição de Mayne. O estudo de caso incluiu sete estagiários agrupados em dois casos (estudo de caso múltiplo). Cada caso correspondeu a um dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Os resultados foram obtidos por triangulação dos dados recolhidos através de análise documental e de entrevistas semiestruturadas efetuadas nas instituições de acolhimento e de origem. Resultados Foram evidenciadas a coerência na alocação, a reação positiva dos formandos, a perceção de ocorrência de aprendizagem e de mudanças de comportamento nos estagiários, e a ocorrência de transmissão das boas práticas aprendidas nos países de origem. Nas instituições de origem, foi evidenciada a perceção positiva quanto ao impacto da formação. Conclusões Os resultados obtidos indicam que a intervenção tem potencial para influenciar de forma positiva as instituições de origem dos estagiários, sendo recomendados estudos adicionais para estabelecer conclusões definitivas. Abstract Introduction The impact demonstration of the training programs financed by the development support institutions is felt as more and more needed. In 2013, the Fundação Calouste Gulbenkian requested the evaluation of the Contract for Short Term Courses for Health Professionals from Portuguese Speaking African Countries and East Timor, in Portugal. In response, we implemented a qualitative and exploratory evaluative research project, which included a case study. Objectives The case study objectives were to know the trainees route from the application to the return to their countries and meet the training assignment at the home institution after the stage. Methods The intervention was described by a logical model that integrates the strengths of the measurement model of learning programs developed by Kirkpatrick and of the Mayne contribution analysis. The case study included seven trainees grouped in two cases (multiple case study). Each case corresponded to one of theAfrican Portuguese Speaking Countries. The results were obtained by triangulation of data collected through document analysis and semi-structured interviews carried out in the home and host institutions. Results We highlighted consistency in allocation, the positive reaction of trainees, the perception of occurrence of learning and behavioral changes in trainees, and the occurrence of transfer of good practices learned in countries of origin. In the home institutions, it was evidenced the positive perception on the impact of training. Conclusions The results indicate that the intervention has the potential to positively influence the home institutions of the trainees, and recommend further studies to establish definitive conclusions.en
dc.format.extent10-
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAvaliação do impacto-
dc.subjectFormação pós-graduada de profissionais de saúde-
dc.subjectEstudo de caso-
dc.subjectPaíses Africanos de Língua Oficial Portuguesa-
dc.subjectImpact evaluation-
dc.subjectHealth professionals post-graduate training-
dc.subjectCase study-
dc.subjectPortuguese Speaking African Countries-
dc.titleAvaliação de programas de formação médica e de enfermagem pós-graduada-
dc.title.alternativeEvaluation of post-graduate medical and nursing training programsa case study in two portuguese speaking african countries, 2013en
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage69-
degois.publication.lastPage79-
degois.publication.titleAnais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical-
degois.publication.volume13-
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25761/anaisihmt.173-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.title.subtitleEstudo de caso em dois países de língua oficial portuguesa, 2013-
dc.contributor.institutionInstituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)-
dc.contributor.institutionPopulation health, policies and services (PPS)-
dc.contributor.institutionGlobal Health and Tropical Medicine (GHTM)-
dc.contributor.institutionNOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas (NMS|FCM)-
Aparece nas colecções:IHMT: SPIB - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Avalia_o_de_programas_de_forma_o_m_dica_e_de_enfermagem_p_s_graduada.pdf548,27 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.