Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/114274| Título: | Parto da Viola para 'Orpheu' |
| Autor: | Soares, Marta |
| Palavras-chave: | Amadeo de Souza-Cardoso Revista Orpheu Sensacionismo Fernando Pessoa Almada Negreiros |
| Data: | 2015 |
| Resumo: | Trou de la Serrure Parto da Viola Bon ménage Fraise Avant-garde é o longo título de um quadro do pintor português Amadeo de Souza-Cardoso. Parto da Viola (abrevio desta forma) foi pintado em Manhufe (terra natal de Amadeo no norte de Portugal) no período em que eclodia a revista Orpheu, em Lisboa. Apesar da frequente inclusão do pintor na história da revista (em grande parte devedora da narrativa de Almada Negreiros), ainda poucos estudos expandiram a relação entre as obras de Amadeo de Souza-Cardoso e no enquadramento artístico de Orpheu. O movimento sensacionista, criado por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, potencia várias abordagens aos contributos literários e plásticos. Neste artigo, centrar-me-ei na sensação e na sinestesia, uma das vertentes do sensacionismo. Após a contextualização artística e interdisciplinar de Orpheu, revela-se o resultado de uma investigação no espólio de Amadeo de Souza-Cardoso que pode reforçar o lugar de Amadeo na história da revista modernista. |
| Descrição: | UID/PAM/00417/2013 |
| Peer review: | yes |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/114274 |
| DOI: | https://doi.org/10.5007/2175-7917.2015v20n2p116 |
| ISSN: | 2175-7917 |
| Aparece nas colecções: | FCSH: IHA - Artigos em revista nacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 38539_Texto_do_Artigo_139210_1_10_20151119.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











