Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/114274
Título: Parto da Viola para 'Orpheu'
Autor: Soares, Marta
Palavras-chave: Amadeo de Souza-Cardoso
Revista Orpheu
Sensacionismo
Fernando Pessoa
Almada Negreiros
Data: 2015
Resumo: Trou de la Serrure Parto da Viola Bon ménage Fraise Avant-garde é o longo título de um quadro do pintor português Amadeo de Souza-Cardoso. Parto da Viola (abrevio desta forma) foi pintado em Manhufe (terra natal de Amadeo no norte de Portugal) no período em que eclodia a revista Orpheu, em Lisboa. Apesar da frequente inclusão do pintor na história da revista (em grande parte devedora da narrativa de Almada Negreiros), ainda poucos estudos expandiram a relação entre as obras de Amadeo de Souza-Cardoso e no enquadramento artístico de Orpheu. O movimento sensacionista, criado por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, potencia várias abordagens aos contributos literários e plásticos. Neste artigo, centrar-me-ei na sensação e na sinestesia, uma das vertentes do sensacionismo. Após a contextualização artística e interdisciplinar de Orpheu, revela-se o resultado de uma investigação no espólio de Amadeo de Souza-Cardoso que pode reforçar o lugar de Amadeo na história da revista modernista.
Descrição: UID/PAM/00417/2013
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/114274
DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7917.2015v20n2p116
ISSN: 2175-7917
Aparece nas colecções:FCSH: IHA - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
38539_Texto_do_Artigo_139210_1_10_20151119.pdf1,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.